Os gestores municipais das 38 cidades participantes do Prêmio Prefeito Empreendedor conheceram os vencedores de 2018 durante cerimônia realizada na última quarta-feira (28), no centro de convenções do Hotel Fiesta, em Salvador. Foram contemplados os municípios de Irecê, Souto Soares, Madre de Deus, Guanambi, Brotas de Macaúbas e Castro Alves.
A décima edição da honraria premiou os melhores projetos nas categorias Políticas Públicas para o Desenvolvimento de Pequenos Negócios, Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, Empreendedorismo na Escola, Desburocratização e Implementação da RedeSimples e Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI).
O prefeito Litercílio Júnior, de Brotas de Macaúbas, ganhou na categoria Pequenos Negócios no Campo. Outra representante do oeste foi o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, que foi um dos finalista do prêmio.
O prêmio reconhece ações dos municípios que implantaram projetos de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico, ambiental e social. Neste ano, levaram o Troféu Presidente Juscelino Kubitschek as cidades de Irecê, Souto Soares, Madre de Deus, Guanambi, Brotas de Macaúbas e Castro Alves.
De acordo com o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, a premiação é uma forma de reconhecer o trabalho dos prefeitos e incentivar os municípios no fortalecimento do empreendedorismo e desenvolvimento local.
“Trabalhamos os eixos temáticos junto ao programa Cidade Empreendedora para que os municípios criem condições de atender às demandas das micro e pequenas empresas. Esse esforço é para a melhoria das políticas públicas do voltadas para esses empreendimentos que, na grande maioria, é a principal atividade econômica da cidade. O Prêmio Prefeito Empreendedor é o reconhecimento do trabalho dos gestores na melhoria da saúde, educação, desburocratização, dentre outras áreas”, afirma.
Além da participação na edição nacional do Prêmio, em 2019, os municípios dos projetos vencedores terão a oportunidade de implantar o Programa Cidade Empreendedora, para os que ainda não possuem, e ampliar os projetos já existentes com foco em empreendedorismo.