Fomentar a economia solidária e fortalecer a agricultura familiar são um dos objetivos da Feirinha Itinerante Zé Buriti, que integra o Projeto Vale Produtivo da Prefeitura de Barreiras, coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Tecnologia. Uma edição especial da Feirinha acontece até sexta-feira (12), na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus IX, integrando a Feira Acadêmica de Inclusão Socioprodutiva, Cultural e Artística (Faisca).
22 produtores e comerciantes estão tendo a oportunidade de mostrar aos moradores das comunidades circunvizinhas, acadêmicos e visitantes, os produtos do Vale, artesanato, mesa e banho, alimentos, flores naturais, artificiais e outros diversos produtos. As amigas Ingrid Dourado e Beatriz Braga estão nesta edição especial da Feirinha Zé Buriti e satisfeitas com as vendas dos sabonetes veganos.
“Essa é a primeira vez que participamos da Feira Zé Buriti. Iniciamos as vendas dos produtos de maneira online e com o tempo expandimos para nossa loja física. Hoje estamos apresentando para essa comunidade acadêmica esses produtos que fazemos com qualidade e responsabilidade. É com certeza uma grande oportunidade. Já nesse primeiro dia ficamos satisfeitas com as vendas. Esperamos superar nos próximos dias”, comentou Ingrid Dourado.
Na programação da Feira Acadêmica de Inclusão Socioprodutiva, Cultural e Artística da Uneb, diversas outras atividades acontecem ao longo do dia. Nos turnos matutino e vespertino, os acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária, Pedagogia, Letras, Matemática, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas e Engenharia Agronômica, estão participando de oficinas com temáticas voltadas para cada área de atuação.
No evento que conta com a parceria da Prefeitura de Barreiras, estão sendo oferecidos também serviços da Secretaria de Saúde com atendimento na Unidade Móvel e vacinação, também da Secretaria da Assistência Social e Trabalho com orientações da equipe com Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), juntamente com a Delegacia da Mulher (Dean). Conforme o diretor da Uneb, Reginaldo Cerqueira, nesta edição da Faisca, também estão sendo oferecidos à comunidade serviços jurídicos pela Faculdade Unidom, balcão de estágio e emprego pelo IEL/Sebrae, e a emissão de documentos pessoais através do SAC Móvel.
“Este projeto integra um espaço de diálogo entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa, necessário para o processo de aprendizagem de cada estudante. Criamos esse espaço para mostrar os serviços e ações desenvolvidas na Universidade nesses três dias. Agradecemos a parceria da Prefeitura de Barreiras com essa Feira Zé Buriti e outros serviços que estão nessa primeira edição da Faisca, são com certeza, serviços essenciais para toda população”, pontuou Reginaldo.
Nesta quarta-feira (10), o momento cultural da noite contou com a participação dos músicos e professores da Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio, Jadir e Pedro, também dos cantores Silvano e Vagner, e da professora Lari Martins na apresentação da dança afro-brasileira. Nesta quinta-feira (11), a animação será mantida pelo cantor Silvano e a Banda Municipal 26 de Maio. Já na sexta-feira (12), a banda Sambadeiras de Angical e Milho Cru, animarão o público.
“Buscamos através da Feirinha Itinerante Zé Buriti, incentivar o empreendedorismo oferecendo mais uma opção de comércio e entretenimento nos bairros de Barreiras, e hoje, nessa edição especial da Uneb, estamos trazendo para esse espaço específico o fomento da economia local. Acreditamos nessa proposta e nos próximos dias estaremos junto com esses produtores incentivando as vendas, garantindo essa integração e que a economia gire nesse ambiente acadêmico”, ressaltou o secretário de Agricultura e Tecnologia, José Marques que acompanha de perto essa edição ao lado da subsecretária Manuela Maia e da diretora, Ingrid Karen.
Dircom