Nesta quarta-feira, 6, o cultivo irrigado, de sustentabilidade e fortalecimento da agricultura familiar com a cacauilcultura foram temas da reunião de apresentação do projeto da Cooperativa de Cacau 1000 do Oeste. Em reunião na Prefeitura de Barreiras, o vice-prefeito e secretário de Planejamento Emerson Barbosa, o secretário de Agricultura e Tecnologia, José Marques, a subsecretária Manuela Maia, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior, o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Roberto Carvalho e o vereador Rodrigo do Mucambo, receberam o presidente da Coopercacau 1000, Antelmo Pinto Farias.
Durante o encontro, o presidente da Coopercacau apresentou dados do projeto pioneiro e inovador que abre uma nova fronteira para o cacau no Brasil. Ele explicou que nesta primeira etapa, o cultivo abrange 12 municípios do Vale do Rio Grande e a sede da cooperativa funciona no município de Riachão, sendo considerada com nota técnica da CEPLAC do Ministério da Agricultura, como a maior cooperativa do mundo na produção de cacau irrigado com alta tecnologia, economicamente viável, social e ambientalmente focada na sustentabilidade.
“Neste primeiro momento estamos conhecendo toda atuação do projeto de plantio do cacau, e principalmente a inserção do cultivo na agricultura familiar que poderá ser implantado futuramente no Vale Produtivo. Atualmente o Oeste tem ganhado destaque com a qualidade do cacau produzido em áreas irrigadas, já temos notícias de exportações do cacau do Oeste e isso nos motiva a ampliar mais essa cultura em nosso município”, disse o secretário de Agricultura e Tecnologia, José Marques.
O presidente da Coopercacau ainda explicou sobre o projeto técnico financeiro, o sistema Agroflorestal do Cerrado e manejo do cacau, com plantio associado ao sombreamento do Baru. “A proposta é utilizar preferencialmente essências florestais frutíferas do Bioma Cerrado, de alto valor agregado, como a castanha Baru, além de toda utilização do cacau que é 100% aproveitado. Buscamos a parceria com os 12 municípios do Vale do Rio Grande, e Barreiras é nosso ponto referencial”, afirmou Antelmo Pinto Farias.
O vice-prefeito Emerson Cardoso, entusiasta de ações empreendedoras, acompanhou a apresentação garantindo uma visita a sede da cooperativa para conhecer os campos de melhoramento genético, viveiros e campos experimentais.
“Barreiras tem se destacado em todas as áreas no Brasil, sendo uma das melhores cidades para se morar, para trabalhar e investir. E quando conhecemos projetos dessa magnitude, isso nos deixa impressionado, porque o Cacau já é uma realidade em nossa região e com grandes perspectivas de crescimento. Muito oportuno discutir com a cooperativa sobre a inserção dos pequenos produtores e agricultura familiar do Vale nessa cadeia produtiva. A Prefeitura acredita e apoia essa iniciativa”, reforçou Emerson Cardoso.
Dircom