Foto//Aiba

Uma sequência de quatro transmissões, ao vivo, pelo canal da Aiba no YouTube, trouxe amplo conteúdo sobre sustentabilidade na cadeia produtiva da soja. A série, que teve oito horas de debates e palestras, compõe a preparação para o Hackathon do programa Aiba LAB, um evento que vai promover o desenvolvimento de ideias inovadoras para fomentar, ainda mais, o agronegócio sustentável. O último ato, antes de iniciar a competição, foi realizado na noite desta quarta-feira (21), com o tema: “Incentivo e inclusão financeira dos produtores em mecanismos que contribuam para a sustentabilidade”.

A convidada para participar do painel propriedade rural, Carolina Zuttion, falou sobre os “Desafios e barreiras para o produtor, quanto aos mecanismos financeiros” e indicou o caminho para que os participantes do Hackathon sejam bem-sucedidos. “A melhor maneira de construir e trazer uma solução para a cadeia da soja, é entender exatamente o que pensa o produtor, a cultura dele, não apenas a operação. É na cabeça do produtor que está a chave, e é ele que vai assinar o cheque e dizer sim ou não”, afirmou a gerente comercial e sucessora do Grupo Zuttion que, além de diretora da Aiba, é agrônoma com vasto currículo acadêmico, como o curso na universidade de Memphis (USA) e MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela Pecege-Esalq.

Em seguida, Monica Vianna assumiu o painel tecnologia, para falar dos “Desafios e a realidade das startups de agronegócio”, com base no estudo de caso da SØLLYTCH, startup de rastreabilidade e Compliance Ambiental. “Para você empreender nunca considere a sua solução como uma coisa definitiva. Você nunca pode ter paixão pela sua solução, pelo que você quer propor, e sim pelo problema que você quer resolver. Isso nos deixa sempre abertos a ouvir os problemas, para depois alinhar melhor a nossa solução”, enfatizou a profissional que atua como CEO da empresa em análise e é pesquisadora da UFRJ, com formação em biologia e doutorado em química.

O painel inovação tratou das empresas que desenvolvem produtos financeiros digitais, como diferencial em relação às empresas tradicionais. O tema “Fintechs e cases de startups”, foi apresentado por Klaus Kaiser Apolinário, líder de produtos de inovação da InovaBra, com mais de 20 anos de experiência em tecnologia e implementação de projetos transformacionais. O profissional, especializado em gestão de projetos transformacionais pela ACN (Canadá), falou sobre a experiência vivida em instituições como NZGov, Rabobank, O Boticário, Volvo, Coca-Cola e HSBC.

Para finalizar a imersão, o gerente de sustentabilidade da Abiove, Bernardo Pires, discorreu sobre “Gestão da propriedade rural, mecanismo de incentivo e práticas dos participantes”. O dirigente destacou o conjunto de ações sustentáveis realizado em propriedades de todo o Brasil, por meio do Soja Plus, e anunciou uma novidade para o agricultor participante do programa. “Iremos assinar no dia 02 de setembro de 2021, um termo de cooperação com o Banco do Brasil, e o produtor que participa desse programa vai receber crédito diferenciado quando for acessar o financiamento. Estamos muito contentes em anunciar que o produtor vai ter um benefício econômico nessa parceria”, comemorou Bernardo.

Terminando o prazo de inscrições

As inscrições para o Hackathon ainda estão abertas e são gratuitas. O prazo termina amanhã, dia 23 de julho. Visite o site aibalab.org.br e saiba mais sobre os desafios e o regulamento. A Aiba, o Senai Cimatec e o Land Innovation Fund estão organizando a abertura do Hackathon, programada para a próxima segunda-feira, 26 de julho.

A transmissão completa da 3ª imersão de preparação para o Hackathon Aiba Lab, está disponível no canal da Aiba, no YouTube. Acesse e confira: https://www.youtube.com/aibaoficial.

Ascom Aiba

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.