As escolas municipais de Barreiras terão os cargos de diretores e vice-diretores escolhidos por votação direta, com participação de estudantes, pais, professores e servidores. As chapas já foram inscritas e os professores que concorrem ao processo eletivo estão participando de uma capacitação de formação de gestão escolar, promovida pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Barreiras de 19 a 23 de novembro.
A programação intensiva envolve 110 professores e acontece no auditório da FASB. Durante cinco dias, serão debatidos assuntos relacionados a programas institucionais, políticas públicas, atribuições do gestor, plano de ação e gestão, e no dia 24 de novembro, todos os participantes farão a avaliação obrigatória para validação da chapa.
Na abertura da formação, realizada nesta tarde de segunda-feira (19), a secretária de educação Cátia Alencar explicou que a formação não é obrigatória, mas a avaliação é requisito para concorrer a vaga.
“Essa formação é mais uma ferramenta para auxiliar nossos gestores na avaliação de conhecimento e estruturação do plano de gestão, que são dois requisitos obrigatórios para concorrer a eleição de diretores e vice. A eleição direta é um processo totalmente democrático e participativo no sistema educacional do município, e assim, as escolas podem construir um projeto pedagógico com a participação de estudantes, pais e o corpo docente ainda mais coeso”, disse a secretária.
A eleição ocorrerá dia 10 de dezembro em 49 escolas municipais localizadas na zona urbana e rural, incluindo as escolas conveniadas e municipalizadas. Terão direito ao voto os membros do magistério, servidores administrativos, alunos com idade acima de 16 anos e pais ou responsáveis daqueles abaixo desta idade.