Cumprindo o cronograma de divulgação do projeto de logística reversa de resíduos tecnológicos, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade apresentou a proposta nesta quarta-feira (23), aos gestores escolares e representantes de escolas das redes municipal, estadual e particular, além de universidades públicas e privadas. A iniciativa busca fortalecer a parceria das unidades de ensino na implantação do sistema de logística reversa em Barreiras com o correto descarte, transporte, manejo e reciclagem destes componentes, para que sejam convertidos novamente em matéria-prima à indústria.
“Nosso objetivo maior é despertar na sociedade a importância de participar deste processo e isso se dá através da educação. Então, nada melhor do que iniciar com as escolas, levando estas informações para que os estudantes propaguem. Queremos que as escolas abracem a causa e que estes jovens sejam vetores, participando ativamente do Dia D e em todas as ações de logística reversa de resíduos eletrônicos”, pontuou o coordenador de educação ambiental e sustentabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, Ronaldo Ursulino.
As escolas que aderirem à proposta serão orientadas a trabalhar em sala de aula, o sistema da logística reversa. Também serão instalados coletores em algumas unidades escolares, para que seja feito o descarte destes itens, que, posteriormente, serão coletados pela empresa responsável. Já no “Dia D”, confirmado para 16 de setembro, durante a programação da Semana do Cerrado, será realizado um mutirão de entrega de resíduos tecnológicos com o apoio e participação de acadêmicos da Ufob, voluntários de empresas e entidades públicas.
“O eixo de educação ambiental já é trabalhado dentro das escolas, então, este tema será desenvolvido com nossos estudantes como um importante assunto integrante deste eixo, porque entendemos que é estratégico a união de todos os envolvidos para que o sistema de logística reversa seja implantado e funcione de forma correta, em Barreiras. Nossos estudantes são fundamentais para que isso ocorra, levando informações seguras aos familiares, amigos e vizinhos”, disse Valesca Landin, representando a diretoria pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.
O que são resíduos tecnológicos – São todos os equipamentos eletroeletrônicos descartados ou obsoletos como eletrodomésticos, celulares, computadores, monitores, televisores, câmeras fotográficas, impressoras, fotocopiadoras, entre outros. Estes resíduos possuem em sua composição metais perigosos de difícil degradação, que podem ser causadores de graves problemas ambientais caso sejam descartados de modo incorreto.
Dircom