Nesta quarta-feira (14), começaram as castrações de cães e gatos cadastrados no Programa Amigo Pet, em Luís Eduardo Magalhães. O objetivo da castração é conscientizar a população sobre a importância da guarda responsável, além da realização do procedimento cirúrgico. Já as ações educativas visam reduzir os casos de abandono, incentivar a adoção e a necessidade dos cuidados adequados dos cães e gatos em todas as etapas da vida.

Desde o mês de agosto a iniciativa tem proporcionado uma série de benefícios para os animais, como consultas e vacinação antirrábica, além da triagem e o cadastro para o programa de controle reprodutivo.

O comerciante Jânio Fernandes, morador do bairro Conquista, ficou muito feliz e satisfeito com a iniciativa do poder público municipal. “Este é um exemplo que deveria ser seguido em todas as cidades brasileiras. Fui muito bem atendido por toda a equipe e o resultado superou as minhas expectativas”, comemorou ele.

O programa, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, realizou nesta véspera de feriado 04 cirurgias de castração. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, a castração reduz os riscos de tumores de mama, infecções uterinas, a transmissão de doenças e as gestações indesejadas. Arisleide Bispo destaca ainda outras vantagens do controle reprodutivo de cães e gatos: “Os animais não cometem mais as escapadas, diminuem a demarcação do território e reduz de forma significativa as brigas com outros animais”, concluiu.

Para fazer o cadastro no programa de controle reprodutivo o animal precisa ter entre seis meses e cinco anos de vida, apresentar boas condições de saúde e as fêmeas não podem estar em período gestacional. Além disso, o proprietário deve se apresentar com seu documento de identidade e a caderneta de vacinação do animal. O Programa Amigo Pet está funcionando na sede da Vigilância Sanitária, que fica na Rua Vitória, bairro Campos Elíseos, aos fundos do Hipermercado Santo Antônio. De acordo com a coordenação do programa, está prevista a castração de 288 cães e 238 gatos. Quem desejar outras informações deve ligar para o número 77 3628 4984.

Comentário desabilitado.