Os trabalhos do Programa de castrações gratuitas da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, o “É o Bicho”, iniciaram a todo vapor em 2023. De 03 a 18 de janeiro, já foram realizados 75 procedimentos cirúrgicos, e o objetivo é superar os números do ano passado, que chegaram a quase 900 castrações.
A iniciativa é realizada através das secretarias municipais de Saúde e Agricultura e tem como prioritário o atendimento aos animais de famílias de baixa renda, inscritas no CadÚnico, protetores independentes, abrigos e Ongs.
Na unidade, além das castrações, é realizada a vacinação antirrábica e o teste para leishmaniose.
Balanço
Entre os meses de fevereiro e dezembro de 2022, o “É o Bicho” reduziu em 5.384 o número de novos animais de rua no município, graças ao trabalho de castração gratuita de 827 cães e gatos.
Os resultados foram apresentados no dia 07 de dezembro, em relatório da Secretaria de Agricultura. Os dados levaram em conta o número médio de gestações ao ano de cada animal (cão e gato).
“É o Bicho”
Endereço: rua Vitória s/n, Loteamento Jardim Sol Nascente (antigo prédio da Vigilância Sanitária), funciona das 8h às 12h e das 14h às 18h.
*Ascom