Na manhã da terça-feira (05), a equipe do Programa Ambiental do Transporte (Despoluir), realizou a avaliação veicular ambiental da frota da prefeitura e dos transportes coletivos e escolares de Luís Eduardo Magalhães.

A ação teve como objetivo medir os índices de emissão de gases poluentes dos veículos movidos a diesel, com o propósito de melhorar a qualidade do ar, cuidar da saúde e do bem-estar dos trabalhadores do setor de transporte e estimular o uso racional de combustíveis.

Para aferir e avaliar os gases poluentes emitidos pelos veículos, os técnicos do Despoluir contam com diversos instrumentos, em especial o opacímetro, que faz a medição dos gases emitidos e o tacômetro, que conta o número de rotações do motor. Após a realização dos testes, o veículo recebe um selo de aprovação válido por 90 dias, caso o índice esteja dentro do limite aceitável. Em caso de reprovação, o Despoluir emite um relatório com recomendações para que o veículo seja submetido a uma manutenção.

De acordo com o Secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Daniel Álvarez, que acompanhou a ação de perto, o Programa além de contribuir para a melhoria do meio ambiente e da saúde dos trabalhadores, também auxilia a gestão a identificar problemas mecânicos nos veículos, evitando maiores prejuízos.

Também participaram da avaliação ambiental dos veículos, a secretária de Meio Ambiente e Economia Solidária, Izabel de Paula, fiscais, guardas municipais e agentes de trânsito de garantiram a segurança e a trafegabilidade dos veículos para os testes.

Sobre o Programa – Criado como uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte – CNT, do Serviço Social do Transporte – SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT, o Despoluir se consolida como grande parceiro dos transportadores por meio de diversas ações que promovem o bem-estar, mudam mentalidades e multiplicam conhecimentos.

Comentário desabilitado.