O passeio ciclístico “Somos Todos Bike”, realizado no último sábado (05) em Barreiras, teve como objetivo chamar a atenção dos motoristas e sociedade geral para o respeito aos ciclistas, demonstrando que carros, caminhões e motos podem conviver pacificamente com as bicicletas no trânsito.
Cerca de 200 ciclistas participaram do evento organizado por membros da sociedade civil, ciclistas e o Comando de Policiamento da Região Oeste. Ao longo de todo percurso, a empatia no trânsito foi reforçada com panfletagem até a Praça Multiuso Dom Ricardo Weberberguer. Duas placas de sinalização foram instaladas, uma na BR-242 próximo ao Parque Pula Pulga, e outra nas mediações do Centro Esportivo Deputado Luiz Braga.
O subsecretário de agricultura e também ciclista, Rider Castro, acompanhado pelo Tenente Coronel Camilo Uzêda e demais organizadores, destacou a importância da ação. “A ação surgiu com objetivo de sensibilizar todas as pessoas que usam a via pública. Percebemos que o número de ciclistas têm aumentado em Barreiras e o comércio se fortaleceu muito através desse segmento. É necessário que tenhamos essa consciência, não somente os ciclistas, mas sobretudo os motoristas. A ideia é que os mais fortes protejam os mais fracos no trânsito, uma vez que a bicicleta é utilizada para a prática de esporte e também como meio de transporte para trabalhar”, pontuou Rider.
O ciclista Almir Lopes fez questão de levar sua filha Laís para o passeio em uma bicicleta adaptada. “Hoje Laís tem quatro anos, mas desde os seis meses que ela participa de eventos como esse, fazemos questão que ela desde pequena, aprenda respeitar a todos no trânsito, além de esporte, o ciclismo também é saúde”, disse o empresário.
O Projeto “Somos Todos Bike” surgiu da junção dos projetos Conviva, de grupos ciclísticos e Pedalando na Corrente do Bem, com a ideia de garantir uma convivência pacífica no trânsito. Ao final do passeio ciclístico, o público ficou surpreso com a apresentação do helicóptero do GRAER. A aeronave da Polícia Militar sobrevoou o local do passeio ciclístico e pousou na Praça Multiuso Dom Ricardo Weberberguer, onde os ciclistas puderam tirar fotos com os pilotos da aeronave.