Foto//Dircom
No mês dedicado à saúde da mulher com ações voltadas a prevenção do câncer do colo do útero, a Secretaria de Saúde de Barreiras realizou mais de dois mil exames preventivos nas 47 Unidades de Saúde do município. A ação faz parte do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, e ao longo de todo mês de março, foram realizadas palestras e ações voltadas para essa atenção especial à saúde da mulher.
Conforme a Coordenação da Atenção Básica, a principal forma de prevenção do câncer do colo do útero é a vacinação contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, nas Unidades de Saúde do município, prevenindo até 70% dos cânceres de colo do útero. Outra forma de diminuir o risco de contágio pelo HPV, de acordo com informações do Ministério da Saúde, ocorre por via sexual com o uso de preservativos durante a relação.
Como forma de agradecer o empenho da equipe que se dedicou na realização dessa expressiva quantidade de exames em um único mês, a Secretaria de Saúde, apoiada pelo Laboratório Citodiagnóstico, Laboratório de Análises Clínicas Inlab, PR Sistemas e do vereador João Felipe, premiou as cinco enfermeiras que se destacaram pela quantidade de realização de exame PCCU, mais conhecido também como Papanicolau.
Foram premiadas: 1º lugar a enfermeira Lorena Laine Souza Costa, da Unidade de Saúde da Família Jaime de Lima; 2º lugar foi para a enfermeira Letícia Figueiredo Dos Santos Carneiro, da Unidade Básica de Saúde Albert Sabin; já em 3º lugar ficou para a enfermeira Quênia Oliveira De Souza – USF Jaime de Lima; o 4º lugar foi para a enfermeira Carla Brigida Barbosa Santos, da Unidade de Saúde da Família CAIC e em 5º lugar, o destaque foi para a enfermeira Francelise Susan Mihara Bettanin, da Unidade de Saúde da Família Crispiniana Ferreira de Souza.
Para a subsecretária de saúde, todas as Unidades realizam o exame que previne contra o câncer do colo do útero. O destaque às enfermeiras também é uma maneira de incentivar ainda mais esse atendimento acolhedor e acompanhar de perto as pacientes no retorno dos resultados dos exames.
“Trabalhamos ao longo de todo mês de março essa temática importante para a saúde da mulher. Foram mais de dois mil procedimentos realizados pela equipe da Atenção Básica do qual teve uma adesão positiva da Campanha que busca o cuidado com a saúde que inicia com a prevenção. Fazendo parte desta dinâmica, lançamos o desafio de intensificar a coleta, o que foi aceito pelas enfermeiras premiadas esta semana pela desenvoltura e atenção com a proposta do Março Lilás, essa ação também integra o Projeto Cuidar de quem Cuida”, destacou Jamile Rodrigues.
Dircom