Na terça-feira (31), a Prefeitura de Barreiras, por meio das Secretarias de Agricultura e Tecnologia e de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com a Associação dos Irrigantes da Bahia (Aiba), empresa Cargil, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, e Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Mantiqueira, fez a entrega de kits de irrigação por gotejamento para os agricultores familiares do Cinturão Verde, com o objetivo de possibilitar melhorias significativas na qualidade da produção e estimular o uso sustentável dos recursos hídricos.
A partir de agora, os agricultores e hortifrutigranjeiros passam a contar com um sistema de irrigação por gotejamento que traz eficiência na distribuição da água que antes era uma das maiores dificuldades para os agricultores, principalmente no período da seca, quando há escassez por conta da necessidade constante de cada um de molhar os plantios. Para chegar à conclusão de que o sistema de irrigação é a melhor forma de levar água para todos, as Secretarias de Agricultura e Tecnologia, e de Meio Ambiente e Sustentabilidade, fizeram um diagnóstico socioambiental realizando visitas aos agricultores irrigantes situados na região do Ribeirão/Boa Sorte.
Estiveram presentes na distribuição dos kits, além do secretário de Agricultura e Tecnologia, José Marques; o secretário de Meio Ambiente e presidente do Comitê da Bacia do Rio Grande, Demósthenes Júnior; o presidente da AIBA, Odacil Ranzi; presidente da Associação dos Pequenos Produtores, Willian Machado Barreto e os produtores rurais. De acordo com o secretário, José Marques, o sistema de irrigação busca inserir a tecnologia no dia a dia da agricultura familiar. “Os kits de irrigação por gotejamento vão viabilizar as culturas que já são plantadas, no Cinturão Verde, principalmente as hortaliças que saem do cinturão e que vão abastecer a feira de Barreiras e toda região”, disse.
Os kits, no total de 50, foram recebidos com alegria pelos agricultores. “Foi um projeto muito bom para nós. Na seca a gente precisa demais desses kits e já servem para a gente molhar muita verdura”, disse o horticultor, Jair Ferreira.
As ações que visam a melhoria do uso da água no Cinturão Verde, com reflexos positivos na produção, incluem ainda o desassoreamento da barragem que abastece os produtores no período seco, além da abertura de aguadas que servem para armazenar água da chuva e suprir as necessidades do gado, além de proteger as margens do Ribeirão/Boa Sorte das pisadas de animais.
O Cinturão Verde é composto pelas comunidades de Brejinhos, Palmeira, Água Vermelha, Fazenda Bom Jesus, Bezerro, Mantiqueira, Boqueirão do Justino, Boqueirão do Rodrigues, Canabrava, Correios, Tabua de Água Vermelha e Arraial da Penha.
*Dircom