Horta na escola, sustentabilidade, alimentação saudável, mudanças de comportamentos e manuseio da terra como instrumento pedagógico foram assuntos da reunião com gestores escolares da rede de ensino municipal nesta tarde de segunda-feira,7, no Auditório João do Biriba da escola Municipal Mirandolina Ribeiro de Macedo. O encontro promovido pelas Secretarias de Educação e Agricultura e Tecnologia foi voltado para a revitalização e novas adesões ao Programa Horta na Escola, implantado desde 2017 em 17 escolas piloto.
Com auditório lotado, as engenheiras agrônomas lotadas na Secretaria de Agricultura, Lucy Lopes e Ingrid Karen, apresentaram o relatório das hortas, envolvimento da comunidade escolar, horta como instrumento pedagógico, abrangência e sucesso do programa desde a implantação até a colheita dos alimentos. A engenheira Lucy explica que no período de pandemia, mesmo com a inatividade escolar, muitos estudantes participaram de cursos EAD e horta no vaso.
“O Programa Horta na Escola é abrangente e movimenta toda escola. Infelizmente na pandemia, muitas escolas não conseguiram manter as hortas e aderimos ao processo de acompanhamento virtual, com as hortas nos vasos, que foi um sucesso. Agora, vamos iniciar a fase de revitalização das hortas e abrimos para nova adesão das escolas municipais da cidade e do campo”, disse Lucy.
O secretário de Educação, Jeferson Barbosa, a subsecretária de Agricultura, Manuela Maia e a coordenadora municipal da educação empreendedora, Mônica Patrícia acompanharam a reunião, buscando incentivar a participação da gestão escolar e professores ao programa.
“Sabemos da importância da horta nas escolas, não somente pela alimentação saudável, mas também pela participação direta dos estudantes, que vão para a terra, cuidar e cultivar o alimento. Além de conhecimento e habilidades empreendedoras, esse programa também fortalece valores, criatividade e a educação ambiental, por isso, incentivamos de forma positiva as escolas da rede municipal para fazer a adesão” destacou Jeferson Barbosa, secretário de Educação.
Segundo a subsecretária de Agricultura, Manuela Maia, toda a equipe técnica estará à disposição a partir da adesão ao Programa. “Já estamos preparados para iniciar o Programa Horta na Escola, contando com o compromisso de toda gestão escolar e professores. Nossa equipe estará auxiliando na preparação dos espaços, orientando na parte técnica e apoiando os educadores na realização das atividades com os estudantes”, finalizou.
Dircom