É Barreiras seguindo em frente e cada vez mais cuidando das pessoas. Com esse propósito e buscando inovação educacional, a Secretaria de Educação de Barreiras apresentou mais uma novidade para toda rede municipal de ensino, com o projeto de diagnóstico de estudantes com deficiência, transtornos e identificação de crianças com altas habilidades/superdotação.
A primeira etapa de formação já aconteceu nesta segunda-feira, 28, no auditório do Cetep, envolvendo professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares para tratar do tema “Neurociência e Aprendizagem no Cotidiano”, ministrado pela doutora em psicologia e especialista em psicopedagogia, Daiane Hoffman, do Instituto Hoffman Mediare.
A formação especializada na área de educação inclusiva foi direcionada aos professores de todas disciplinas e educadores das salas de Recursos Multifuncionais, das escolas municipais Mirandolina Ribeiro de Macêdo, Valdete Piedade de Holanda, Itaraju Queiroz e CAIC Murilo Avelar Hingel. Durante todo o dia, os profissionais da educação receberam informações sobre neurociência e a forma estratégica para a melhor assimilação e fixação dos conteúdos. Segundo a Dra. Daiane Hoffman, será a melhor forma de incentivar os alunos, tanto na exploração dos sentidos e movimentos do corpo humano quanto para reconhecer habilidades e superar desafios.
“Estamos iniciando um processo de inovação em nossa educação inclusiva, fornecendo ferramentas e formações para nossos educadores ampliarem o desenvolvimento das potencialidades, autonomia e independência dos nossos estudantes. A palestra sobre Neurociência proporciona a integração de saberes para apoiar os profissionais e familiares na busca dos melhores recursos na educação das crianças e adolescentes dentro de cada condição, visando assim, seu desenvolvimento integral”, destacou a subdiretora de Acessibilidade e Inclusão, Eliene Fernandes.
O secretário de Educação, Jeferson Barbosa, a diretora pedagógica Aldeci Queiroz e equipe técnica da pasta, acompanharam a primeira etapa da formação e destacou a importância dos investimentos em projetos sensíveis e inovadores.
“Hoje damos mais um grande passo na inovação e qualificação da educação em Barreiras. Além dessa formação, que será estendida a todas as escolas da sede e do campo, já colocaremos em prática junto com a equipe multidisciplinar do Instituto Hoffman Mediare, o projeto de diagnóstico de estudantes com transtornos, deficiência e superdotação em toda rede municipal de ensino. Será uma triagem especializada com avaliações neuropsicológicas, entre elas o diagnóstico da Síndrome de Irlen, uma alteração na visão que pode provocar desequilíbrio na capacidade de adaptação à luz. Temos um grande quantitativo de estudantes na educação inclusiva, e certamente com essa triagem esse número poderá aumentar. Mas vamos garantir que os estudantes recebam todo o suporte necessário para seu pleno desenvolvimento escolar e social”, destacou o secretário Jeferson Barbosa.
Dircom