O Colégio Municipal Padre Vieira foi espaço de empreendedorismo jovem neste sábado,15, durante a segunda etapa do Programa ALI- Educação Empreendedora, realizada numa parceria entre Sebrae e Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, envolvendo a Diretoria Pedagógica e a Coordenação Municipal de Educação Empreendedora. O Encontro de Empreendedorismo e Ação Social estimulou a participação de mais de 800 estudantes e comunidade escolar, levando para dentro da ação a participação ativa dos pais.
A mobilização contou com estímulo dentro da sala de aula com palestras de empreendedorismo e matemática financeira, despertando principalmente nos estudantes do 6º ao 9º ano, atitudes para transformação da sua realidade. No sábado, uma feira com artesanato, gastronomia, produtos da agricultura familiar e produtos de beleza foram expostos para venda, chamando atenção dos visitantes. A coordenadora pedagógica do Colégio Padre Vieira, Márcia Rasia, explica que toda gestão escolar e professores abraçaram o programa, buscando expandir para a comunidade escolar interna e externa as propostas do ALI.
“Vivenciamos durante estes dias com a presença do programa ALI na escola, o grande entusiasmo dos estudantes. Conseguimos reunir a presença dos jovens, dos pais, da comunidade escolar, da gestão escolar, professores e apoiadores da iniciativa, além disso, ainda recebemos a presença de profissionais em beleza, atendimentos de saúde e orientação social. Foi um sucesso, estamos satisfeitos com o resultado da ação”, destacou Márcia Rasia.
A agente local de Inovação do Sebrae, Delvânia Borges, acompanhou toda mobilização escolar reforçando que a proposta é expandir o programa de empreendedorismo para mais escolas municipais. “Nessa parceria exitosa com a Secretaria de Educação seguiremos com o plano de ação do ALI para mais dez escolas municipais nos próximos meses, colocando essa ação inovadora em pauta para dar protagonismo aos estudantes, às famílias e também aos profissionais de educação no ambiente escolar”, explicou Delvânia.
O Encontro de Empreendedorismo e Ação Social ainda contou com a presença do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e Centro de Referência a Assistência Social (CRAS) por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, os acadêmicos do Centro Universitário Uninassau realizaram orientações jurídicas, atendimento psicológico, de enfermagem e fisioterapia. E ainda, a Academia Barreirense de Letras (ABL) que contribuiu com espaço de incentivo literário.
O secretário de Educação, Jeferson Barbosa destacou que a parceria com o Sebrae por meio do Programa ALI somatiza na rede de ensino a conscientização da importância da educação financeira, empreendedorismo e estímulo à percepção do mercado de trabalho.
“Parabenizamos a todos os envolvidos nesse evento, que demonstrou mais uma vez que a educação é a chave para mudança e transformação social. O envolvimento dos estudantes no Programa ALI desenvolvido pelo Sebrae é reflexo dos valores agregados na educação de Barreiras, e as nossas escolas estão recebendo de braços abertos essa nova visão empreendedora. Mais uma vez, reforçamos a presença das famílias na escola, que é de suma importância, e essa iniciativa, além de rentável também aproxima cada vez mais, os estudantes dos seus pais. Seguimos agora o planejamento para outras escolas, proporcionando interação entre a população e unidade escolar, e dando uma nova visão de mercado de trabalho para nossos jovens”, disse o secretário.
Agenda para os encontros de empreendedorismo e ação social na rede municipal de ensino:
Escola Municipal Professor Roberto Santos (29/7)
Escola Municipal Santa Luzia (1/8)
Centro Municipal de Aprendizagem Paulo Machado (4/8)
Escola Municipal Iazinha Pamplona (12/8)
Escola Municipal Francisco Joaquim de Lima (1/9)
Centro Educacional Tarcilo Vieira de Melo (22/9)
Escola municipal Antônio de Bento de Freitas (29/9).
Dircom