Cuidando das pessoas e proporcionando acesso amplo à saúde, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde, dentro do projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, realizou um Mutirão de Cirurgias Odontológicas e Orais neste sábado, 29, no Centro de Especialidades Odontológicas – CEO. A coordenadora de saúde bucal, Érika de Almeida acompanhou a equipe formada por dois bucomaxilofacial, seis profissionais odontólogos, técnicos e auxiliares, que realizaram 43 procedimentos de alta complexidade na cavidade oral.
Os pacientes que participaram do mutirão de cirurgias bucais foram agendados pelas Unidades de Saúde da Atenção Básica, com propósito de expansão na oferta dos atendimentos odontológicos especializados para realizar procedimentos de remoção do terceiro molar (siso), remoção de dente extranumerário em palato (dentes no “céu” da boca), frenectomia labial (freio labial) e alveoloplastia (uniformização do tecido ósseo), além de serviços de orientação e prevenção das doenças bucais.
A dona de casa, Márcia de Jesus aguardava o procedimento para retirada de siso. “Fiquei muito feliz com a antecipação da agenda para retirada do siso, que estava me incomodando. O procedimento foi rápido e recebi todas as orientações para os cuidados em casa, e também, já agendei a retirada dos pontos na próxima semana”, disse.
A coordenadora da saúde bucal, Erika de Almeida acompanhou os atendimentos com o cirurgião bucomaxilofacial, Dr. Alexandre Martins, que atende na unidade. “O mutirão é uma estratégia para acelerar os atendimentos, zerando assim, a fila de espera por cirurgias na cavidade oral. Contamos com nossa equipe composta pelos especialistas Dr. Alexandre e Dr. Georges e mais os odontólogos Dr. Ronaldo, Dra. Keila, Dr. Rômullo, Dra. Francília, Dr. Andrey, e Dr. Newton, que também contribuíram com essa ação. Com o apoio da Secretaria e demais colaboradores aqui do CEO, conseguimos realizar 43 cirurgias, numa demonstração do esforço da Administração Municipal no cuidado com a saúde da população barreirense”, destacou a coordenadora.
Dircom