Comemorado na última sexta-feira, 31 de março, o Dia da Saúde e Nutrição foi uma oportunidade para debater e avaliar práticas nutricionais e a importância de escolhas adequadas de alimentação. Com esse propósito, a Secretaria Municipal de Saúde através do Projeto Saúde e Nutrição, coordenou diversas ações que trouxeram essas reflexões para o cotidiano dos pacientes, na cidade e na zona rural.
Na Unidade de Saúde da Família Matina Clara, a nutricionista Larissa Donato fez uma palestra abordando o tema. A ação buscou orientar os usuários e funcionários sobre as escolhas alimentares saudáveis. Ela ressaltou ainda, a importância de se atentar à leitura dos rótulos dos alimentos e esclareceu sobre as diferenças dos alimentos naturais e processados com base nas orientações do Guia Alimentar para População Brasileira. “Estas ações são uma oportunidade para debater e avaliar práticas nutricionais e a importância das políticas públicas sobre alimentação e nutrição que impactam diretamente na qualidade de vida e promoção de saúde da população”, pontuou Larissa Donato.
No Programa Idade Viva, o tema foi debatido pela nutricionista Beatriz Andrade que enfatizou o papel da alimentação como promotora de saúde com foco nos dez passos para uma alimentação saudável e o impacto na vida dos idosos. Já no Hospital Municipal Eurico Dutra a ação foi desenvolvida com os funcionários mostrando a quantidade de sal, açúcar e óleo presentes em alguns alimentos industrializados, além disso, foram feitas orientações acerca da alimentação equilibrada e saudável.
Na comunidade Rio de Pedras, a ação educativa pelo Dia da Saúde e Nutrição contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho que realizaram junto aos beneficiários do Programa Bolsa Família, a palestra “Promoção da Saúde”, um incentivo a autonomia das famílias para garantir boas escolhas alimentares. Na oportunidade, a nutricionista Joceli Santos realizou avaliação antropométrica das crianças e mulheres, também a administração de doses de vitamina A para as crianças de seis meses a cinco anos, oportunizando às crianças desta comunidade o acesso ao programa de suplementação de vitamina A.
As nutricionistas Marilene Pompeu, Renata Pires e Christiane Barbosa, do Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida, realizaram um momento de conversa com perguntas e respostas sobre a temática. Cada profissional tratou de uma etapa do cuidado em saúde, mostrando didaticamente sobre a importância da alimentação e os cuidados no preparo, também sobre escolha dos alimentos, principais patologias e cuidados preventivos. O estímulo à atividade física e o fluxo de atendimento no ambulatório com a rede municipal também fizeram parte da interação.
“Cuidar da saúde como um todo, informando a importância de tomar água até o cuidado com a alimentação adequada é um dos principais objetivos do Projeto Saúde e Nutrição da Secretaria de Saúde de Barreiras. “Fazemos essa orientação diariamente com disponibilidade de nutricionistas para fazer acompanhamento de rotina porque entendemos que muitas doenças como diabetes, hipertensão e outras doenças crônicas não transmissíveis podem ser evitadas se o cuidado com a alimentação for levado a sério. Agradecemos todas as unidades que realizaram essa ação em prol de uma saúde mais humanizada, integrada e inovadora”, destacou Nélida Bastos, coordenadora do Serviço de Nutrição.
Dircom