Com o objetivo de melhorar a cobertura vacinal em Barreiras, as coordenações de Imunização e da Atenção Primária em Saúde (APS), ambas da Secretaria Municipal de Saúde, organizaram uma oficina destinada aos agentes comunitários, técnicos de enfermagem das salas de vacina e enfermeiros das unidades da Atenção Primária. Durante dois dias os participantes receberam informações sobre como organizar e aprimorar as ações de vacinação no município na busca pela melhoria das coberturas vacinais.
“A Oficina de Microplanejamento para as Ações de Alta Qualidade de Vacinação é parte da Ação do Governo Federal que vem investindo recursos financeiros através da Portaria n⁰ 844 a fim de ajudar os municípios na organização das atividades, buscamos com esta capacitação melhorar nossos resultados e garantir que todos os munícipes aptos, recebam as doses de vacinas necessárias”, disse a coordenadora de Imunização Charlei Jenne que articulou o evento junto com o coordenador da APS, Ari Donizette Junior.
Ministrada pela enfermeira sanitarista do município, Lívia Teles, e pela enfermeira Mayara Daybe, de Angical, a palestra focou em condutas que visam reduzir as baixas coberturas vacinais apresentadas pelos municípios no Brasil. “Dentre as orientações repassadas pelo Ministério da Saúde, está a de realizar, dentro das Equipes de Saúde da Família, o planejamento das ações de vacinação de alta qualidade, então, esta ação consiste em organizar o serviço de vacinação dentro do território das equipes de saúde, acompanhado as pessoas por faixa etária”, destacou Lívia Teles.
Dircom