A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras quer pôr fim ao trabalho infantil durante os dias de carnaval. Para isso, divulgou, durante o evento de lançamento das atrações do Barreiras Folia, a campanha criada para evitar casos de crianças que vão para o circuito, muitas vezes na companhia dos pais, para trabalhar em pontos de vendas de bebidas e lanches. A campanha conta com a parceria do Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Educação, Ministério Público do Trabalho, CRAS e CREAS, e foi lançada pela secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo.
Outra ação virá da parceria com a Secretaria Municipal de Educação que garantirá aos pais que comprovadamente estiverem trabalhando no Barreiras Folia, um espaço de acolhimento para os filhos. “A Creche Sagrado Coração de Jesus estará aberta, das 18h às 6h da manhã para receber as crianças e adolescentes de pais que estiverem trabalhando, com todo o suporte necessário e cuidadores”, explicou a secretária de educação, Cátia Alencar.
Integra ainda a campanha de combate ao trabalho infantil durante o carnaval, uma abordagem sobre o assunto em reuniões específicas com profissionais que irão trabalhar nos circuitos do Barreiras Folia. Nesta quinta-feira (21) às 19h, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, será a vez dos ambulantes e na sexta-feira (22) os barraqueiros. Eles assinarão um termo junto a Secretaria de Assistência Social se comprometendo a seguir as orientações recebidas e ainda, ouvirão uma explanação sobre o tema, com o Procurador do Ministério Público do Trabalho em Barreiras, Hélio Cardoso. Veja agora a entrevista da secretária falando do funcionmaneto da creche e o local aonde vai funcionar.