O combate à violência contra a mulher foi objeto de discussão em uma Sessão Especial, realizada no Plenário da Câmara Municipal de Barreiras nessa quarta-feira (28). Representando o Legislativo, a vereadora Silma, propositora do debate, destacou a importância de apoiar e promover o debate sobre o tema, ressaltando que a discussão é o caminho que oportuniza o esclarecimento e a troca de ideias sobre um assunto delicado como a violência contra mulheres, e que esse trabalho precisa do apoio de toda a sociedade.
Durante a sessão, que contou com a presença de diversas autoridades civis, militares e representantes de instituições, foram apresentados dados sobre agressões às mulheres, tanto no Brasil quanto em Barreiras e região, apontando os índices de feminicídio e o mapeamento com estatísticas feitas no município, alertando para as áreas mais problemáticas com ocorrências de violência doméstica.
Segundo as palestrantes, Advogada Dra. Renata Alves (PROCON), Fabíola Bomfim e Ten. Nina, a criação de estruturas de apoio às vítimas dessas violências, como o Centro de Referência e Apoio à Mulher (CRAM), e a Ronda Maria da Penha, são importantes para denunciar as diversas expressões de violências dirigidas à mulher aqui na cidade. A violência contra a mulher é uma construção histórica, a princípio tratava dos homicídios, e posteriormente, com a existência e experiência das instituições de apoio às mulheres abrangeu outras violências como assédio sexual, violência doméstica dentre outras.