Foto//Dircom

Os 131 anos de emancipação política da Capital do Oeste, comemorado em 26 de maio, traz em sua programação festiva atividades que envolvem a cultura, esporte, agricultura, turismo e o cuidado com a saúde mental. Dando um destaque especial para essa temática, no dia 21 de maio, as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial coordenarão a Exposição de Artes produzidas para mostrar que a Luta Antimanicomial foi um marco na história da psiquiatria brasileira. Esse ano as unidades de Barreiras trazem como tema: “Você me vê, mas não me olha. Até quando?”.

A Exposição de Artes será na Praça Landulfo Alves, às 16h, e contará também com a apresentação da Banda 5X ELAS que estará em Barreiras pela primeira vez. A banda formada só por mulheres irá cantar samba raiz, forró universitário, sertanejo e música popular brasileira. A temática voltada para a saúde mental, bem como o show da Banda 5X ELAS foram anunciadas no lançamento oficial da programação do aniversário do município, na última quinta-feira (7).

Conforme a coordenadora, o Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta dos direitos das pessoas com sofrimento mental, dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar essa pessoa, sendo que as mesmas tem o direito fundamental à liberdade, direito de viver em sociedade recebendo o tratamento de forma humanizada, e de desmistificar os preconceitos que cercam a doença mental.

“Essa será uma oportunidade da população de Barreiras e visitantes conhecerem um pouco das atividades desenvolvidas pela Saúde Mental com apoio da Secretaria de Saúde. Neste dia, teremos fotos e artes produzidas pelos pacientes dos CAPS, bem como o lançamento de uma Cartilha da Saúde Mental e a apresentação de um Cordel feito por eles. Essa é uma luta de todos nós”, destacou Denny Samper.

Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.