Foto//Divulgação
De mãos dadas com a Campanha Janeiro Branco, cujo tema em 2022 é “O mundo pede saúde mental”, o Sindsemb e a psicóloga Julia Gomes, que atende semanalmente os servidores filiados, abraçaram a causa evidenciando a importância de estimular a saúde mental, conscientizando os servidores para que façam escolhas conscientes que favoreçam a área psicológica e emocional, proporcionando, assim, uma existência com mais harmonia e qualidade de vida.
Mesmo sendo um mês simbólico, a psicóloga Julia explica que a escolha pelo mês de Janeiro se deve à própria origem do nome. Janeiro vem de Janus, deus da mitologia romana responsável pelas transições, abertura e fechamento de ciclos.
“Janeiro é início, vida nova, ano novo. A ideia é resgatar esse sentido original de Janus, da passagem. Porque cuidar da mente é cuidar da vida, então convidamos as pessoas a irem além e pensarem sobre a existência. O que eu quero? O que eu quero deixar para trás? O que eu quero trazer para dentro? Em que eu quero investir? Que rumo eu quero dar à minha vida? Por isso trabalhamos com a saúde mental permanentemente”, explicou. Apesar de aproveitar a simbologia de janeiro, a psicóloga Julia reforça que a saúde mental deve estar em pauta o ano inteiro.
A presidente Carmélia salienta a importância da saúde mental, principalmente neste período pandêmico que tem exigido empenho dos servidores da saúde.
“A saúde mental é essencial no serviço público. Percebemos essa necessidade e a fragilidade dos nossos servidores, principalmente com a pandemia, desvalorização, desrespeito nos postos de trabalho e até problemas emocionais, percebendo isso abrimos atendimento psicológico na sede Sindsemb para que sintam acolhidos. afinal sabemos que transtornos mentais acontecem o tempo todo, as pessoas não podem ter vergonha de reconhecer que precisam de ajuda. Sempre digo aos servidores, se você estiver sofrendo e percebendo que não está dando conta de lidar com questões da sua vida sozinho, largue de tabu, invista em você mesmo e vá atrás de solução. Os psicólogos podem te ajudar”, disse a presidente Carmélia.
O atendimento psicológico acontece as tardes de terça-feira, quinta-feira e durante todo o dia de sexta-feira na sede do sindicato, sendo previamente agendado pelo telefone 77 3612-2198 ou WhatsApp 77 99862-1129.