Depois do curso de Tratorista Agrícola, a Abapa levou por meio do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia no início de novembro ao município de Cocos, no oeste da Bahia. Por meio da Unidade Móvel de Inclusão Digital e em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), foi realizado na última semana, entre os dias 5 e 9 de novembro, um curso de cinco dias com a formação de duas turmas do curso de Informática Básica para os moradores do município.
A estudante Jeysla Soares, 27, parabeniza a Abapa ao levar profissionais capacitados para ministrar o curso tão importante para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. “Ter o domínio de informática é essencial nos dias de hoje para conseguir se inserir no mercado de trabalho”. Já a coordenadora do Serviço Nacional de Empregos (Sine) de Cocos, Samara Marques, reforça que o curso de informática foi uma incrível oportunidade de capacitação para os trabalhadores da cidade. “Vimos na expressão e gestos dos alunos, o empenho e satisfação em participantes do curso”, afirma.
Para o presidente da Abapa, Júlio Busato, a entidade vem trabalhando junto aos municípios da região para apoiar a capacitação dos profissionais que estão ou que podem garantir uma vaga de trabalho dentro do setor agrícola da região. “Cerca de 40 mil pessoas dependem direta e indiretamente dos postos de trabalho do setor de algodão. A Abapa vem fortalecendo cada vez mais o pilar social por meio das parcerias desenvolvidas por meio do Centro de Treinamentos”, afirma.
Com sede em Luís Eduardo Magalhães, o Centro também disponibiliza a melhor infraestrutura com modernos laboratórios e salas de aulas para cursos e treinamentos de curta e longa duração aos profissionais em todo o Oeste da Bahia. São cursos de mecanização agrícola, Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP), Operação de Trator e Plantadeira, Pulverização Agrícola, Beneficiamento de Análise e Fibra de Algodão, Informática, Implantação do E-social Jurídico e Contábil, Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), dentre outros.