A última edição aconteceu na cidade de Caetité, em 2017, situada na região sudoeste do estado.
Este tem sido o ritual,há cinco anos, desde a primeira edição, na cidade de Ibotirama. E a cada ano, a cada novo desafio, a cada novo ressurgir, recria-se a Rede de Teatro, que segue seu curso se esparramando às margens do rio São Francisco adentro e afora, extrapolando a fronteira geográfica do Oeste e se impondo feito uma carranca na proa de um Vapor Encantado de Arte e Cultura.
Desta feita, serão apresentados 18 espetáculos teatrais de, ao menos, 10 cidades baianas e Brasília, além de rodas de conversa com gente de teatro, falando sobre os processos criativos dos grupos envolvidos, atividades formativas em uma programação que se espalhará por palcos e ruas da cidade de São Desidério e no campus IX da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, em Barreiras.
Em parceria com a Universidade do Estado da Bahia –UNEB, Campus IX, em Barreiras, a Rede realizará atividade que envolve formação, no dia 22 de março, das 14h às 18h, com o Professor Reginaldo Carvalho, licenciado em Pedagogia pela UNEB da cidade de Senhor do Bonfim, com especialização em Arte-Educação pela PUC/MG, mestrado e doutorado em Artes Cênicas pela UFBA e doutorado em Língua e Literatura Românica/Portuguesa pela l’Université Paris Ouest Nanterre la Defense (Paris X) e a apresentação do espetáculo “QUEM FEZ 68 NÂO FAZ 69”, do grupo “RFV Palco”, de Brasília/DF.
O Prof. Reginaldo Carvalho, ministrará uma roda de conversa sobre “Criação da Licenciatura em Teatro na UNEB/Campus VII – Uma trajetória entre as práticas artísticas e a pesquisa em Artes Cênicas” e, em seguida,haverá apresentação do espetáculo “QUEM FEZ 68 NÃO FAZ 69”,como Grupo RFV Palco, de Brasília-DF, convidado da Rede pelo segundo ano consecutivo.
A abertura Oficial da IV Mostra, será realizada no dia 23 de março, no Centro Cultural Celso Barbosa, as 20h30min, com a presença de autoridades locais e territoriais, e a apresentação do Espetáculo “O Canto das Lavadeiras”, do grupo anfitrião, Cia. Trakinus. Em seguida, às 21h30min, Cortejo de Bonecos Gigantes e apresentação daBanda de Sopro, tocando marchinhas de carnaval, fazendo o percurso até o espaço “Lavanderia Cultural”, culminando com o show musical de Tributo a Renato Russo, com Diego Quinteiro.
A programação com os 18 espetáculos que se apresentarão durante os cinco dias na cidade de São Desiderio, são de grupos de teatro que fazem parte da Rede de Teatro do Velho Chico, tendo como proposta, neste ano de 2018, a transformação de espaços comuns em locais cênicos, como bibliotecas, salão de igreja, auditórios, praças e ruas.
A grade da programação segue organizada em três horários, todos os dias.
As 16h, espetáculos infantis, a saber: “De Quem é Essa História?” (Cia. Teatrando -Barreiras), “O Reizinho Mandão” (Cia. Imagem e Ação – Caetité), “O Fantasminha Medroso” (Grupo Offcena X – Ibotirama), “Nariz Encantado” (Coletivo de Dois da Trupe Dobradores de Arte – Caetité), “Se Correr o Bicho Pega” (Cia. Trakinus – São Desiderio), “As Lavadeiras de Belelé” (Cia. Ká Entre Nós de Teatro – Macaúbas).
As 18h30min,“Romeu e Julieta” (Cia. Art’manha – Caetité), “Invisíveis” (NEA-Núcleo de Exercícios para o Ator- Santa Maria da Vitória), “Princípio Meio Sem Fim” (Cia. Teatrando – Barreiras), “Prevenir é Melhor Que Remediar” (Cia. Teatrando – Barreiras), “Velhas Namoradeiras” (Grupo RFV Palco – Brasília-DF).
Às 20h 30min, “Canto das Lavadeiras” (Cia. Trakinus – São Desiderio), “Quem Fez 68 Não Faz 69″(Grupo RFV Palco – Brasília-DF), “As Lendas do Velho Chico” (Cia. Mistura – Ibotirama), “Órfão Confesso” (Cia. Mistura – Ibotirama), “As Bondosas” ( Cia Teatrando – Barreiras)
Quanto ao apoio para um evento deste porte, vale ressaltar o importante papel da Prefeitura Municipal de São Desidério, cidade anfitriã, através da Secretaria Municipal de Cultura, o apoio cultural da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Universidade do Oeste da Bahia-UFOB, Palhaço Alecrim e as parcerias com todos os simpatizantes e fãs dos grupos de teatro da Rede, através de uma “vakinha” virtual.
A IV Mostra de Teatro do Velho Chico é coordenada pela Cia Mistura de Teatro-l
Nando Dias Tally Gaia Gilberto Morais
ACESSE ESSE
LINK https://redeteatrovelhochico.wixsite.com/4mostradeteatrovc
FIQUE POR DENTRO DE TODA PROGRANAÇÃO E MAIS DETALHES DO
PROJETO.
E-MAILS E CONTATOS
rededeteatrovelhochico@gmail.com
GILBERTO MORAIS – DIRETOR ARTÍSTICO 77 9 9903-5664 operadora Vivo 73 9 9151-5416 operadora Tim I zap
COMISSÃO ORGANIZADORA
Cia. Mistura I Ibotirama I Gilberto Morais e Ananias Serranegra Cia. Trakinus I São Desiderio I Daniela Pereira
Cia. Teatrando I Barreiras I Ramon Sousa, Klessia Rillen e Cleide Vieira Palhaço Alecrim I Barreiras
Jordan
RFV Palco|Brasília-DF|Ruth Guimarães, Fátima Lacerda e Sérgio Vianna