Com objetivo de orientar os vendedores e verificar a qualidade dos alimentos comercializados, assim como a obediência as normas de manipulação de alimentos, os agentes da Vigilância Sanitária – VISA estiveram na manhã desse segunda-feira, 04, Centro de Abastecimento de Barreiras – CAB,realizando ações educativas e preventivas.
Essa etapa faz parte do procedimento iniciado em novembro, cujo objetivo foi explanar sobre noções adequadas de higiene, boas práticas para a conservação da carne, manuseio do alimento, a comercialização legal e o combate ao abate clandestino.
Segundo o Coordenador da VISA, esse processo faz parte da ação educativa promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, o próximo passo será a fiscalização.
“Fazer esse controle de risco é necessário para evitar algumas doenças, como a aftosa e a brucelose, todos os vendedores terão o período de cinco dias para se adequarem as normas, na próxima fiscalização, os alimentos que não estiverem devidamente adequados serão recolhidos do comércio”, destacou Canuto Ayres.
Nos próximos dias a VISA seguirá notificando todos os estabelecimentos que comercializam carnes dando o prazo estabelecido na portaria 304 da Legislação Municipal para a adequação das normas.