Estudantes do Ensino Fundamental I, do 4º ano, dos turnos matutino e vespertino da Escola Municipal Antônio Bento de Freitas, tiveram um momento pedagógico diferente neste mês de outubro. Para enriquecer ainda mais o conteúdo trabalho em aula, os estudantes puderam experimentar aulas práticas e aulas teóricas, ministradas pelos professores Joelton Brito do 4 B e a professora Celidalva Jaime, do 4 A.

As aulas de campo tiveram como objetivo reconhecer as especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, valorizando a importância de ambos, considerando os fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas. As aulas externas aconteceram em três etapas: a primeira foi a teórica em sala de aula, onde os professores ministraram o conteúdo com aula expositiva, demonstrando exemplos do campo e da cidade e explicando a relevância para a vida das pessoas envolvidas.

Após as aulas teóricas, os alunos foram colocar em prática a vivência de tudo o que estudaram por meio de um passeio, onde visitaram os locais estratégicos de Barreiras, como o Museu Municipal Napoleão de Mattos Macêdo, a Praça Castro Alves, a Biblioteca Municipal Folk Rocha, a primeira escola de Barreiras, o Colégio Costa Borges, a Catedral São João Batista, a primeira igreja de Barreiras, Santa Terezinha e o Mercado Municipal.

Já durante a aula prática sobre o campo, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Viveiro Municipal, localizado no Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha, onde puderam ver as principais plantas nativas do bioma da região, o Cerrado, colocaram a mão na massa e fizeram o transplante de mudas de Ipês e ainda conheceram as sementes e a finalidade e importância do Viveiro.

De acordo com a diretora da Escola Municipal Antônio Bento de Freitas, Thaty Santos, “com essas experiências incríveis, os nossos estudantes levarão o aprendizado para a vida, além de valorizarem os seus espaços de convivência e o espaço do outro”, destacou.

Dircom

Comentário desabilitado.