Nesta terça-feira (09), a cidade de Formosa do Rio Preto sofreu um “apagão” e ficou sem energia elétrica, por cerca de 30 minutos. Por causa disso, empresas e residências tiveram prejuízos e danos materiais. Segundo informações, houve incêndios em diversos postes e queima de aparelhos em imóveis, inclusive no Hospital Municipal Doutor Altino Lemos.
Nesta quarta-feira (10), os moradores da cidade também sofrem com a falta de água, por causa, segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento(Embasa), da queda de energia elétrica na estação de tratamento. A Embasa também informou que a Neoenergia Coelba foi acionada para executar os devidos reparos nas instalações.
De acordo com moradores, a explosão da energia começou em um posto desativado na entrada da cidade. Em seguida, começaram a estourar todo o padrão trifásico da cidade. Os moradores acharam que a situação seria um assalto a banco, porque foi divulgado, nas redes sociais, um vídeo de uma agência bancária pegando fogo. O que aconteceu, na verdade, foi a tampa da fonte de energia explodiu e o hidrômetro de água pegou fogo.
Por meio de nota, a concessionária de energia disse que iniciou os processos remotos que normalizaram o fornecimento de energia em cerca de 30 minutos. Disse ainda que triplicou o efetivo de profissionais na cidade para tratar os casos individuais e substituir os equipamentos de medição das unidades consumidores afetadas pela situação.
A distribuidora também informou que esta foi uma “situação atípica e está alocando todos os esforços possíveis para mitigar os impactos para a população”.
A Prefeitura de Formosa do Rio Preto informou que equipes estão realizando um levantamento dos danos, no hospital, sede da prefeitura e secretarias devido a queda de energia. Logo após esse levantamento, disse que vai enviar uma notificação para a Coelba, para que seja feito o ressarcimento para o município.
Fonte//G1