Uma semana após o início do inverno no Brasil, a cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, registrou a menor temperatura da região Nordeste nas últimas 24h. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em boletim divulgado na quinta-feira (27).
Historicamente, as menores temperaturas do país são registradas no sul do Brasil, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os termômetros chegaram a 0,5ºC negativos na cidade de Bom Jardim da Serra – Morro da Igreja, em Santa Catarina.
Na Bahia, o frio passa longe das temperaturas negativas, mas, quando comparados os termômetros com outras cidades do Nordeste, os registros ocupam a primeira posição no ranking do “invernou”.
A cidade de Correntina é um outro exemplo do frio baiano. Assim como Barreiras, também fica no oeste e entrou na lista das mais frias do Nordeste nas últimas 24h, após os termômetros atingirem 12.5ºC.
No nordeste, o ranking do frio ficou da seguinte forma neste período:
- Barreiras (BA), com 12.4ºC
- Correntina (BA), com 12.5ºC
- Arco Verde (PE), com 13ºC
- Vitória da Conquista (BA), com 13.3ºC
- Luís Eduardo Magalhães (BA), com 13.6ºC
Curiosamente, além de fazer parte do ranking das menores temperaturas registradas, Barreiras também integra o ranking das maiores. Nas últimas 24h, os termômetros também chegaram a 34.3ºC, a maior temperatura de todo o estado.
Isso significa que, em Barreiras, a amplitude térmica ao longo do dia pode chegar a 21.9ºC.
Fonte//G1