O monitoramento e a responsabilidade pela segurança da cidade de Buritirama foram transferidos para a 86ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que tem sede em Formosa do Rio Preto. Anteriormente, o município estava sob a jurisdição da 28ª CIPM, sediada em Ibotirama.
Com a mudança, Buritirama se junta a outros quatro municípios – Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia e Mansidão – que já estão sob a responsabilidade da 86ª CIPM. Juntos, os cinco municípios totalizam uma população de pouco mais de 108 mil habitantes, sendo quase 20 mil residentes de Buritirama.
A transição da responsabilidade traz novos desafios logísticos para a 86ª CIPM. A distância entre Formosa do Rio Preto e Buritirama é de 257 km via BR-135, com acesso posterior pela BA-451. Outra rota alternativa, embora não asfaltada, é pela BA-225, passando por Santa Rita de Cássia, totalizando 219 km.
A mudança na gestão da segurança pública pode trazer tanto benefícios quanto desafios para a população de Buritirama. A 86ª CIPM, que já atua com competência em outros municípios da região, terá agora a tarefa de integrar o novo município às suas operações.
A transição também levanta questões sobre a mobilidade dos policiais e a rapidez de resposta em situações emergenciais, dada a maior distância e as condições das vias de acesso entre Formosa do Rio Preto e Buritirama.
Fonte//Portal do Cerrado