Nesta quinta-feira (6), São Desidério, no Oeste da Bahia, será o centro das celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues. Entretanto, a visita do governador ocorre em um contexto tenso, marcado por protestos de comunidades ribeirinhas, pescadores e lideranças indígenas contra a instalação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Santa Luzia, conforme noticiado pelo Portal Caso de Política em 21 de maio.
O evento, agendado para começar às 8h30 no Espaço Coliseu da Paz, celebrará também a marca de 200 municípios visitados em 17 meses de mandato do governador. Durante o evento, Jerônimo anunciará medidas ambientais importantes.
Jerônimo retorna ao Oeste baiano pouco mais de duas semanas após sua visita a Santa Rita de Cássia, onde realizou inaugurações e assinou ordens de serviços.
Durante o evento, Jerônimo autorizará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e do Inema, a contratação de projetos para a requalificação do Parque Metropolitano de Pituaçu, na capital baiana. Ele também anunciará a adesão da Sema ao Global Mangrove Alliance (GMA), uma iniciativa para a conservação dos manguezais na Bahia.
Para beneficiar diversos municípios baianos, serão celebrados convênios com Consórcios Públicos Intermunicipais visando ao aprimoramento da gestão ambiental. O governador também assinará a publicação da Consulta Pública do Plano Estadual de Meio Ambiente (PEMA), o edital da 2ª Edição do Prêmio Bahia Sustentável, e encaminhará o Projeto de Lei para a criação do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA Bahia) à Assembleia Legislativa da Bahia.
Durante a agenda, será autorizada a implantação do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS Cerrado) no município de Barreiras. Além disso, materiais e equipamentos serão entregues para a Operação Florestal ao Corpo de Bombeiros da Caravana Bahia Sem Fogo, com o anúncio do encerramento da 2ª etapa da operação na Região Oeste.
Fonte//Caso de Política