Visando despertar o espírito empreendedor nas crianças e adolescentes, com foco no aprendizado prático sobre o mundo dos negócios, a Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo realizou no sábado (9), a 2ª Feira de Negócios, um evento que já se consolidou entre os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental I e II.
Por meio do Projeto Educação Financeira, famílias inteiras e a comunidade escolar participaram de maneira didática da comercialização de itens produzidos coletivamente e assim, colocaram em prática as noções aprendidas em sala de aula evidenciando a importância da educação financeira no fortalecimento da cidadania. Entre os destaques da Feira, estavam as barracas de salgados, doces, bolos e até o famoso baião de dois.
Este ano também foi montado um cantinho especial para as mulheres cuidarem da beleza, além do Brechó com promoção da sustentabilidade e o consumo consciente, geração de renda e o apoio a iniciativas sociais. De acordo com a diretora da Unidade Escolar, a comercialização, feita pelos estudantes, resultou em um valor considerável, recurso que será revertido para os próprios estudantes, por meio de ações festivas, culturais e eventos escolares.
“Esse é um dos momentos mais aguardados da Escola Mirandolina, a Feira de Negócios é uma grande oportunidade para os estudantes entenderem a importância do empreendedorismo no crescimento pessoal, profissional e ainda de valorizar os empreendedores locais. Além disso, permite que eles adquiram conhecimentos que serão valiosos para o futuro. Este ano, foi possível ver de perto o envolvimento da comunidade escolar, das famílias e essa consciência que os estudantes estão tendo, como o planejamento financeiro e o empreendedorismo”, comentou Neuraci Rosalina.
A 2ª Feira de Negócios também contou com a presença da subsecretária de Educação, Olívia Sampaio, que ressaltou sobre a importância de incentivar o empreendedorismo desde as primeiras fases da educação básica. “Ao propor essa iniciativa, a Escola Mirandolina não só oferece aos estudantes uma visão mais ampla sobre o mundo dos negócios, mas também contribui para a formação de cidadãos mais críticos, criativos e preparados para os desafios do futuro. Agradecemos a gestão e professores por essa iniciativa e também os pais e a comunidade por abraçar esse projeto neste momento de integração, conhecimento e educação financeira”, destacou.
Dircom