Nesta quinta-feira (24), fazedores de cultura dos municípios que integram o Território da Bacia do Rio Grande se reuniram na Escola de Música Antoninho Sampaio, em Barreiras, para uma formação voltada aos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB-BA). O encontro, apoiado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barreiras, teve como objetivo repassar informações sobre a formatação de propostas de projetos dentro dos editais da Política Aldir Blanc, com foco no desenvolvimento cultural da Bahia.

A formação destacou que a Política Nacional Aldir Blanc na Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), lançou 29 editais que impulsionarão a cultura em diversos segmentos. Segundo Emília Moreno, secretária de Cultura e Turismo de Barreiras, “toda formação é muito bem-vinda. É necessário que os fazedores de cultura estejam atentos tanto às ações no âmbito federal, quanto estadual e municipal”. Moreno também reforçou a importância da participação dos fazedores de cultura no Conselho de Cultura e nas ações que gerenciam esses recursos, afirmando que, “embora a secretaria administre os recursos, a decisão sobre sua destinação e divisão deve partir dos fazedores de cultura. Para isso, a participação no Conselho se faz necessária, assim como essas formações estratégicas”.

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia está recebendo propostas de projetos de 17 de outubro até 15 de novembro de 2024, dentro dos editais da Política Nacional Aldir Blanc. O objetivo é promover o fortalecimento e a diversidade cultural no estado por meio do financiamento de iniciativas inovadoras. Com isso, os fazedores de cultura da Bacia do Rio Grande têm a oportunidade de desenvolver projetos que valorizem e preservem a cultura local, contribuindo para o crescimento cultural de toda a região.

Dircom

Comentário desabilitado.