O Hospital do Oeste (HO), vinculado ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras, dispõe de procedimentos de alta complexidade em tratamentos de doenças cardiovasculares. Desde a inauguração em 2021, o setor de hemodinâmica da unidade se tornou referência para quase um milhão de habitantes de 36 municípios da macrorregião.

O setor dispõe de quase dez médicos especialistas e realiza uma média anual de 1.800 atendimentos, 1.440 exames e diagnósticos e 600 procedimentos terapêuticos (cateterismo, implante de stent, angioplastia, filtro de veia cava e correção de aneurismas). “São pessoas que necessitam de algum tipo de intervenção cardiovascular ou precisam ser atendidas de maneira emergencial. Para acolher os pacientes o setor dispõe de uma equipe especializada em tratamentos cardiovasculares, endovasculares e neurológicos. Uma rede de serviços à disposição da população totalmente via Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressalta a enfermeira principal do setor, Suellen Mineiro.

Entre os destaques do acolhimento prestado, está a rápida atuação da equipe na chamada “janela de infarto”, que funciona 24h. Essa janela é o tempo em que o tratamento de desobstrução da artéria deve ser feito após a confirmação do infarto. Suellen reforça que essa agilidade na assistência evita lesões no coração, não deixando o órgão perder massa muscular e comprometer seu funcionamento. “Detectamos o problema por meio de exame, diagnóstico e realizamos o tratamento de imediato se necessário”, falou ela.

Fonte//Assessoria HO

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *