Por Rosane Ferreira
Hoje, 02 de abril, celebramos o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Essa data serve para chamar a atenção de pais na identificação precoce dos principais sintomas que as crianças apresentam.
A Neuropediatra, Dra. Fabiana Zschaber Pires, especialista em detectar e tratar as doenças em condições relacionadas ao sistema nervoso central e periférico de crianças, explica o que é o autismo, os primeiros sinais apresentados, e, como o acompanhamento de especialistas podem ajudar na inserção da criança no meio social.
“O transtorno do espectro autismo é uma alteração do comportamento desde o início da infância, refere-se à uma série de condições caracterizadas por desafios com a vida social, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal. Quando a criança precisa de algo, ao invés de dizer, ela aponta para o que quer, ou segura na mão do adulto e leva até o objeto”, esclarece.
Ainda de acordo com Dra. Fabiana, o autismo é uma doença que não interfere na aparência física da pessoa, por isso é importante ter cuidado e atenção ao se deparar com esses sintomas comportamentais, pois quanto antes fazer o diagnóstico, essa criança poderá passar por um tratamento com psicopedagogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, e, tendo continuidade com as consultas com o neuropediatra.
Dessa forma, com a ajuda desses profissionais a criança terá menos prejuízos em suas interações sociais.