O prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, acompanhado da subsecretária de Infraestrutura, Serviços Públicos e Transportes, Luzeni Santos, visitou nesta quinta-feira (16), o 4º Batalhão de Engenharia de Construção (4º BEC), onde oficializou sua posse como presidente da Junta de Serviço Militar (JSM) do município. A cerimônia contou com a presença do Major Ramalho, subcomandante do Batalhão, representando o comandante, Tenente-Coronel Warley.
Durante o evento, o 1º Tenente Paulinelly , chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM), apresentou uma explanação sobre a importância da JSM para o cumprimento das atividades do serviço militar, destacando o papel da instituição no atendimento às demandas de efetivo para o 4º BEC. Anualmente, a JSM de Barreiras alista cerca de 1.400 jovens, dos quais aproximadamente 200 são incorporados ao Exército Brasileiro, ingressando no batalhão onde têm a oportunidade de adquirir formação profissional em diversas áreas.
A assinatura do termo de posse pelo prefeito reforça o compromisso do Executivo Municipal com o serviço militar e os princípios de cidadania voltados aos jovens do município. O ato também cumpre as disposições legais, garantindo que os barreirenses tenham sua situação regularizada quanto às obrigações militares, seja por meio da incorporação ou pela obtenção da dispensa.
O 4º BEC desempenha um papel fundamental na formação de jovens barreirenses, que, após o período de serviço, reforçam a oferta de mão de obra qualificada, contribuindo para o desenvolvimento local. O gestor da Capital do Oeste destacou a importância do serviço militar para a formação dos jovens barreirenses e das inúmeras parcerias firmadas com o 4º BEC, como o Mutirão Cidade Limpa que será lançado nesta segunda-feira (20).
“Assumir a presidência da Junta de Serviço Militar é mais do que cumprir uma obrigação legal, é reafirmar nosso compromisso com o futuro da nossa juventude. O 4º BEC tem sido um espaço de aprendizado e transformação, preparando nossos jovens não apenas para servir ao Exército, mas também para contribuir com o desenvolvimento de Barreiras. Agradeço pela receptividade, o BEC tem contribuído de maneira significativa para o desenvolvimento e visibilidade do nosso município com grandes feitos e diversas parcerias, a exemplo do Mutirão Cidade Limpa que iniciaremos na próxima semana”, afirmou Otoniel Teixeira.
Além de sua relevância cívica, a quitação com o serviço militar assegura aos cidadãos uma série de direitos, como a obtenção de passaporte, acesso ao ensino superior, participação em concursos públicos, registro profissional e outros benefícios previstos na legislação brasileira.
Dircom
Sem comentário