Durante toda a semana, pilotos agrícolas da Bahia e de s estados como Goiás e Mato Grosso participaram da Semana de Segurança em Aviação Agrícola, um evento promovido pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), em parceria com a Sabri-Sabedoria Agrícola e a ABA-Manutenção de Aeronaves. Organizada pelo Centro de Treinamento da Abapa, a iniciativa visou aprimorar conhecimentos técnicos e reforçar a importância da segurança no trabalho, proporcionando uma imersão em aulas teóricas e práticas aos pilotos.
Os participantes receberam treinamento sobre especificações de aeronaves, tanto com motores a pistão quanto a turbina, além de abordagens sobre segurança, dimensões de pista e preenchimento de hopper (reservatório de calda), que são fundamentais para decolagens seguras. A programação também incluiu orientações sobre manobras, alijamento, panes e respostas rápidas para correções. Todo o treinamento foi conduzido por instrutores homologados pelos fabricantes de aeronaves como Air Tractor, Embraer e Trush.
Douglas Fernandes, gerente do Centro de Treinamento da Abapa, destacou a importância da capacitação para o setor e o compromisso em cuidar da segurança dos profissionais. “As atividades aeroagrícolas não se resumem apenas às ações de suporte à agricultura, mas também ao combate a incêndios, repovoamento de rios e controle de vetores de doenças. Estes eventos são fruto de uma colaboração contínua entre o CT da Abapa e nossos parceiros, garantindo que esses profissionais continuem a entregar o melhor de si e de seus modernos equipamentos, dado o impacto significativo desse setor para o agronegócio nacional”, afirmou.
Iniciativas para a melhoria da segurança operacional
Além dos aspectos técnicos, a ABA-Manutenção de Aeronaves trouxe orientações sobre a importância das manutenções realizadas em locais homologados, com padrões rigorosos de qualidade, visando evitar falhas críticas. Ruddiger Alves da Silva, CEO da ABA, ressaltou que aproximadamente 30% dos acidentes em aviação agrícola são associados à falta de manutenção criteriosa. “Realizar a manutenção das aeronaves com peças de qualidade e por profissionais habilitados pode evitar acidentes e preservar a vida dos pilotos. É uma questão de responsabilidade e compromisso com a vida humana e com o setor”, afirmou.
A Sabri-Sabedoria Agrícola também contribuiu com um módulo focado em tecnologias de aplicação aérea, explicando como ajustes nos bicos de pulverização e na altura de voo podem fazer a diferença para a qualidade e segurança da operação. Raphael Lemos, representante da empresa, destacou a importância de uma aplicação eficiente e segura. “Muitos fatores podem comprometer a aplicação aérea, como o posicionamento inadequado dos bicos e o preparo incorreto da calda. Nossa abordagem aqui é conduzir os pilotos a extrair o máximo de desempenho da aeronave, com segurança e eficiência”.
Aspectos psicológicos e nutricionais em foco
Com a rotina exigente dos pilotos, as questões de saúde mental e física também foram abordadas durante o evento, contando com a presença de profissionais do SESI, que ofereceram dicas nutricionais e ergonômicas, além de atividades para desenvolvimento cognitivo. O piloto Pedro Amaro, que mora no Mato Grosso e atua desde 2020 na aviação agrícola, ressaltou a importância de focar também nos cuidados pessoais. “Este primeiro evento realizado pela Abapa e parceiros me surpreendeu com a riqueza das informações. Tivemos contato com psicólogo e nutricionista, o que nos fez refletir sobre nossa saúde mental e física, um aspecto essencial que às vezes deixamos de lado”, comentou.
Fonte//Assessoria Abapa