Na última sexta-feira (8), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), inaugurou o Laboratório de Análises Clínicas (LAC/UFOB), anexo ao Hospital Municipal Eurico Dutra, no bairro Barreirinhas. Inicialmente, o Laboratório irá funcionar atendendo aulas práticas, atividades de extensão e estágio supervisionado das disciplinas vinculadas ao curso de Farmácia. Após essa preparação e habilitação, também serão prestados serviços de acesso e realização de exames laboratoriais para toda comunidade de Barreiras e região Oeste.
O evento contou com a presença do reitor Dr. Jacques de Miranda, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Profª Drª Leiliane Cardoso; diretor do Centro das Ciências Biológicas da Saúde, Profº Dr. Rafael Simões; coordenador do curso de Farmácia, Profº Dr. Diego Carneiro; responsável pelo acompanhamento no processo de instalação do LAC/UFOB, Profº Dr. Gustavo Vilas-Boas; também do secretário municipal de Saúde, Melchisedec Neves; coordenadora do Hospital Municipal Eurico Dutra, Ana Karina; demais dirigentes da Instituição, autoridades civis e militares, servidores públicos e estudantes.
Para o secretário Melchisedec Neves, a implantação do LAC/UFOB marca mais um momento significativo para a saúde da Capital do Oeste. “Uma honra e uma grande alegria presenciar hoje a inauguração deste espaço que representa um avanço para o setor de saúde. Tenho certeza de que este importante equipamento representará a sociedade, assim como em demais parcerias já firmadas com esta Instituição, a exemplo da pandemia em 2021. Com o LAC será possível ter novos campos de prática, realização de estágios e ainda, realização de exames de análises clínicas e laboratoriais”, destacou.
Os Laboratórios de Análises Clínicas são essenciais para a prática médica moderna, pois, fornecem as informações necessárias para diagnósticos precisos e decisões terapêuticas adequadas. Nesse primeiro momento, o LAC será mais um espaço acadêmico que permitirá, futuramente, o total apoio à saúde pública, como afirma o reitor da UFOB. “A partir desse contexto, temos um campo de prática para os acadêmicos e após sua total habilitação, abrirá essa possibilidade de prestação de serviços também na área de análises clínicas e de diagnósticos moleculares de forma geral, com potencial, inclusive, em poder contribuir em parceria com o município seja através de termos de cooperação técnica e/ou convênios. É de fato um grande ganho para a comunidade acadêmica e a população do Oeste”, frisou Jacques de Miranda.
Dircom