O editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, afirmou nesta segunda-feira (6), que se o ex-prefeito e vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, não mudar o tratamento aos aliados, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), está “pronto” para se sentar na cadeira de “principal líder da oposição na Bahia“.
“ACM Neto vai precisar mudar a forma como ele lida com a própria política e com os políticos. Há muita crítica que depois da eleição, por exemplo, que ele perdeu o governo, ele não pegou o telefone pra ligar pra ninguém, ele se mantém distante de muita gente e de gente importante, de deputados, de lideranças. Então, ou ACM Neto muda a forma de fazer política, de se relacionar com a classe política, ou o prefeito Bruno Reis tá pronto pra sentar na cadeira de principal líder da oposição na Bahia”, afirmou durante entrevista ao Jornal da Cidade, da Rádio Metrópole.
Diferença na forma de se relacionar
Conforme Lyra, a principal diferença entre os políticos está na “forma de se relacionar”. Na avaliação do jornalista, o prefeito Bruno Reis se mostra mais “acessível” e mais “democrático nos acessos”.
“E o ex-prefeito ACM Neto se mantinha um pouco mais distante. Então, ou o Neto muda, ou ele não se viabiliza como candidato ao governo e o Bruno vai estar aí pronto para sentar na cadeira”, avaliou.
Como exemplo, Lyra também relembrou do período de campanha, em que o prefeito Bruno Reis de mostrava mais disponível, inclusive indo até as pessoas. “Ele ia até as pessoas, se deixava acessar, e não é só deixar acessar para dar um tapinha nas costas, não. Ele para, ele ouve o problema, ele tenta de alguma forma dizer um sim ou não, então você percebe que tem um perfil muito mais acessível. É diferente de ACM Neto”, pontuou.
Retomada dos trabalhos na Câmara Municipal de Salvador
Lyra, que também ocupa o cargo de diretor de Comunicação da Câmara Municipal de Salvador (CMS), falou ainda sobre a retomada dos trabalhos na Casa, previsto para o dia 3 de fevereiro. Durante a entrevista, o jornalista ressaltou que as negociações entre os vereadores para as Comissões que compõem a Câmara devem ser iniciadas no retorno aos trabalhos.
“As negociações devem começar na Câmara ainda. Passada a posse, os vereadores estão de recesso até o dia 3. Dia 2 é o período regimentar, mas é um domingo, então na segunda-feira vai ter a leitura da mensagem do prefeito para a cidade, e a partir daí vão começar as conversas. O presidente [Carlos Muniz] vai conduzir esse processo, para saber como vai ficar, que vai ficar com cada Comissão”, observou.
“Óbvio que internamento todo mundo já tem um desenho de onde quer ficar, para onde vai ficar. Mas hoje, ninguém sabe como vai ficar, se vai ser mantido alguém no comando. Não tem esse cenário definido não”, complementou o jornalista.
Por fim, ele também lembrou que o ano de 2025 será marcado pela discussão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Salvador na CMS. “e o principal projeto que a prefeitura vai enviar para cidade”, frisou.
Sobre o tema, Lyra lembrou que o projeto “vai seguir os ritos normais que preveem o regimento” interno da Câmara.
Carlos Muniz assegura participação popular no PDDU
A declaração dada pelo jornalista nesta segunda segue o que foi dito pelo presidente da Casa, Carlos Muniz (PSDB) durante a cerimônia de posse para seu quinto mandato, em 1º de janeiro. Na ocasião, Muniz afirmou se tratar do “projeto mais polêmico” em tramitação e assegurou a participação popular nas discussões sobre a temática.
“O projeto mais polêmico que existe é o PDDU. Nós não iremos votar o projeto assodado, nós não iremos votar esse projeto a toque de caixa. É um projeto que toda a população de Salvador antes terá acesso para saber o que está sendo votado. Pode ter certeza que nós iremos fazer todas as audiências públicas necessárias, nós iremos ouvir a população toda, porque nós, nesse projeto, mexemos com a vida de cada cidadão que aqui vive. Então, a população de Salvador pode ficar tranquila quanto a esse projeto, que ela vai saber de tudo que se passa antes de ser votado”, disse na ocasião.
Fonte//Muita Informação por Osvaldo Lyra
Sem comentário