A onda das fakes News ( Notícias Falsas ) que pairou durante as eleições presidenciais e que continuou durante os meses seguintes isso se tratando de Brasil, agora em plena pandemia da COVID-19 estão se proliferando como se fossem o próprio vírus, são inúmeras informações que chegam todos os dias pelas redes sociais e principalmente pelos grupos de wathsApp. A situação se agrava por que agora essas Fakes News mais do que nunca, parodiando aquele famoso apresentador de Televisão, estão batendo nas nossas portas e o pior afetando nossa saúde diretamente. Em Barreiras e região os cabeças ocas e que pensam estar fazendo algo para beneficiar ou prejudicar alguém no fundo vão acabar prejudicando a eles mesmos, jogam notícias estapafúrdias que só de ver sabemos que não tem o menor sentido, mas as pessoas por incrível que pareça, até acreditam ser mentira mas compartilham, Deus sabe por que, é nesse compartilhamento que o perigo mora.
Na última semana, a cidade foi bombardeada por notícias em texto, card`s ou vídeos que mexeram com as pessoas, a cidade aumentou o número de casos notificados e confirmados substancialmente daí os cabeças ocas saíram espalhando tudo que era tipo de informação alguns exemplos que a redação do Site Mais Oeste recebeu:
1 – A foto e o áudio de um homem que teria fugido do Hospital do Oeste infectado pela COVID-19 e estaria bebendo em bar do bairro Santa Luzia. O áudio que foi gravado provavelmente por uma mulher rogava que as pessoas tivessem cuidado e que chamassem a polícia para prender o homem. Isso foi mentira não não existiu foi fake News.
2 – Homens de branco que estavam passando pela cidade recolhendo sangue e infectando as pessoas, daí teve uma origem que foram os pesquisadores do IBOPE inteligência que estavam na cidade fazendo esse trabalho, e que por sinal foi muito mal divulgado inclusive em todo o Brasil o que gerou um monte de áudios e vídeos exagerados, falsos e cômicos. Um vídeo mostra um homem de bermuda e com um saco sendo preso por alguém que parecia um policial, o material dizia e jurava que era em Barreiras, o Site Mais Oeste levantou junto a polícia e constatou que não existiu essa ação, pelo menos ligada ao COVID-19. Outro vídeo mostra um carro sem identificação com 3 pessoas , só com máscaras e uma voz de alguém filmando provavelmente o autor da Fake News perguntando se eles tinham identificação e o que estavam fazendo daí a piada sem graça, as pessoas estavam de camisetas, de bermuda sem vestimenta ( EPI ) necessária para os profissionais de saúde. Acreditem!!! Teve gente que jurou que era em Barreiras e que estavam também contaminando as pessoas, poderia até ser em Barreiras mas só de ver a situação da cena você veria que era uma Fake News, uma cena muito mal gravada por sinal. Mais um cabeça oca.
3 – A última que vamos destacar dentre outras inúmeras foi a história do card ( material gráfico que é usado para ilustrar uma informação ) que a prefeitura de Barreiras como outras fazem e divulgam em redes sociais os casos de COVID-19, o material mostra os casos suspeitos, confirmados e notificados. A cidade sempre fica esperando o anúncio destas informações e usa o card para saber mais facilmente os números da doença. No último domingo ( 17 ) alguém, um cabeça oca fez e espalhou um card que nem se preocupou em trocar a data mostrando que Barreiras tinha aumentado o número de casos positivos. Foi uma enxurrada de pessoas querendo comentar e emitindo opiniões das mais apropriadas até as mais sem noção, fazendo no mínimo que as pessoas perdessem tempo e gerando medo ainda maior em um número de pessoas que já estão passando por situações complicadas.
Estes são apenas três exemplos , mas outros surgiram não só em Barreiras mas em algumas cidades , querendo beneficiar ou prejudicar alguém ( repito ), mas que esquecem que estamos em um único barco, se ele afundar todos nós sofreremos, não basta você ler e saber que todos os dias pessoas morrem ou adoecem por causa da COVID-19 ainda precisa sair inventando e compartilhando materiais duvidosos? Se acham que vão ganhar alguma coisa com isso, sempre falo para quem me pergunta sobre o momento atual, respondo só uma coisa, O tempo dirá e só ele vai nos dizer o que realmente aconteceu nestes tempos estranhos.
Na dúvida não compartilhe, consulte Site oficiais ou seu site de notícia de confiança, o Site Mais Oeste responde todos os dias a consultas de pessoas procurando se tal informação é falsa ou verdadeira ou adulterada. Se quiser podem passar mensagens para 77 9 9115-6237 que teremos o total prazer de dar um parecer sobre as informações que chegam até você.
Diga não as FAKES NEWS