Um carro em alta velocidade atropelou mais de 70 pessoas em uma feira de Natal na cidade de Magdeburg, na Alemanha, na última sexta-feira (20). O ataque ocorreu à noite, quando o local estava completamente lotado. Segundo a imprensa local e o primeiro-ministro da região onde o crime ocorreu, Saxônia-Anhalt, cinco pessoas morreram – uma delas uma criança pequena – e pelo menos 78 ficaram feridas, 41 delas com ferimentos graves.
“Este é um evento terrível, principalmente agora, nos dias que antecedem o Natal”, disse Reiner Haseloff. O motorista é um médico da Arábia Saudita e foi preso pela polícia. Um vídeo postado nas redes sociais, de uma posição acima do mercado, mostra o carro, dirigindo em alta velocidade por uma multidão caminhando entre duas fileiras de barracas do mercado. Pessoas podem ser vistas jogadas no chão e correndo para longe.
A agência de notícias Reuters conseguiu verificar a localização, com as árvores, o contorno e o design dos edifícios correspondendo ao arquivo e às imagens de satélite da área. O jornal alemão “Bild” fala em pelo menos 4 mortos e até 86 feridos, mas não identifica a fonte da informação. O veículo usado seria um BMW escuro.
Testemunhas contaram que o carro dirigiu-se diretamente para a multidão, em direção à prefeitura. As pessoas fugiram em pânico. A agência de notícias AFP afirma que socorristas reportam entre 60 e 80 feridos no atropelamento.
Segundo a emissora alemã MDR Saxônia-Anhalt, o porta-voz do governo, Matthias Schuppe, confirmou o ataque e falou em ato terrorista. Muitos policiais e serviços de emergência foram ao local, que foi esvaziado. Na página do Instagram do Mercado de Natal de Magdeburg, as pessoas foram aconselhadas a evitar a área. “Por favor, deixem os serviços de emergência fazerem seu trabalho e deixarem o mercado de forma organizada”, diz o comunicado.
Em 2016, um ataque similar ocorreu em uma feira de Natal na capital, Berlim. No dia 19 de dezembro, oito anos atrás, um extremista islâmico atropelou uma multidão com um caminhão, deixando 13 mortos e ferindo dezenas de outros. Ele foi morto dias depois em um tiroteio na Itália.
A ministra do Interior alemã, Nancy Faeser, disse no final do mês passado que não havia indícios concretos de perigo para os mercados de Natal este ano, mas que era sensato ficar vigilante. O chanceler alemão, Olaf Scholz, fez um post no X expressando solidariedade às vítimas: “Meus pensamentos estão com as vítimas e seus entes queridos. Estamos ao lado delas e de todos os moradores de Magdeburg. Meus agradecimentos a todos os serviços de emergência nessas horas difíceis”.
Magdeburg, que fica a oeste de Berlim, é a capital do estado da Saxônia-Anhalt e tem cerca de 240.000 habitantes.
Fonte//G1
Sem comentário