Um avião com 62 pessoas a bordo caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira (9). Não houve sobreviventes. De acordo com a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, as vítimas estavam em um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72, que saiu de Cascavel (PR) às 11h58 com destino a Guarulhos (SP).
Ainda não se sabe a causa da queda da aeronave. A companhia aérea afirmou em nota que o avião que caiu estava apto a voar e sem restrições. O governo de São Paulo diz que está enviando reforços ao local e montou um posto de comando avançado para dar suporte às equipes policiais. “A Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), a Polícia Civil e Militar estão mobilizadas no resgate das vítimas. Equipes do Instituto Médico Legal (IML) e os responsáveis pelo recolhimento de corpos também foram encaminhadas para reforço nos trabalhos”, informou o governo de SP.
Segundo o secretário de Segurança de Vinhedo, Osmir Cruz, a aeronave caiu próximo de uma residência com moradores dentro, mas nenhuma pessoa em solo ficou ferida. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou o acidente e disse que vai monitorar “a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes”.
A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar o acidente. Um ‘gabinete de crise’ foi montado pela corporação na casa de um morador dentro do condomínio onde houve a tragédia.
Avião ATR-72
O avião ATR-72 da empresa VoePass, que caiu no interior de São Paulo, é do mesmo modelo e companhia aérea que operou em 2023 a rota Salvador – Feira de Santana. Atualmente, a VoePass, antiga Passaredo, opera apenas a rota Salvador-Recife na capital. No interior, há a Porto Seguro-Belo Horizonte. No passado, haviam voos para cidades como Guanambi, Barreiras, Teixeira de Freitas e Paulo Afonso.
Fabricado pela franco-italiana ATR, o modelo é o turboélice de médio porte mais vendido no mundo. No Brasil, VoePass e Azul usam aeronaves deste modelo. A aeronave é segura, com baixo histórico de acidentes.
A capacidade de passageiros varia de acordo com a companhia aérea, mas geralmente são entre 64 e 72.
Fonte//G1