Foto//Dircom
A Secretaria de Saúde de Barreiras, por meio do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, realizou um treinamento específico de urgências e emergências clínicas para os profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, na Unidade de Pronto Atendimento Clarice Borges (UPA 24 horas), também do Hospital Municipal Eurico Dutra e Hospital da Mulher. O evento aconteceu na sexta-feira (3) e sábado (4), no auditório João do Biriba, na Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo.
Após a abertura realizada pela subsecretária de saúde, Jamile Rodrigues, com a participação da coordenadora médica da regulação do SAMU, Milena Marques, coordenadora do SAMU/Base Barreiras, Samara Barbosa e a coordenadora da Regional Oeste, Juana Jamile, os profissionais puderam conhecer no primeiro dia de treinamento, as técnicas e condução para a realização de reanimação neonatal, repassadas pelo médico pediatra neonatologista, Dr. Rilton Brandão Teles.
“A nossa proposta foi de fazer a integração entre as equipes de saúde do nosso município, e, pela primeira vez, também foi transmitida de maneira online, onde vários municípios puderam participar desse treinamento que abordou a teoria e a prática sobre urgências e emergências. Agradecemos a participação de todos, que essa troca de conhecimento de atualização entre os profissionais seja colocada em prática no atendimento à população”, destacou Jamile Rodrigues.
Em seguida, também foram passados conceitos e práticas sobre urgências e emergências obstétricas e urgências hipertensivas na gestão, com a médica obstetra Dr. Fabiany Romeiro. Além do tema Regulação, Vivência e Desafios no contexto social pela regional Barreiras/Ibotirama, conduzida pela coordenadora médica Dr. Milena Marques, os profissionais também participaram de maneira online, da palestra SAMU – da regulação ao atendimento móvel, ministrada pelo médico SAMU/Salvador, Dr. Paulo de Tarso.
No segundo dia de treinamento foram abordadas as principais urgências cardiológicas, antibotrópicos e profiláticos na emergência e mordedura animal. Os participantes receberam o treinamento prático com a Liga da Universidade do Oeste da Bahia (UFOB), que apresentou os procedimentos de intubação, drenagem de tórax, acesso central e punção intraóssea.
De acordo com a coordenadora da Base Barreiras do SAMU 192, Samara Barbosa, o momento foi importante para aprimorar o conhecimento dos profissionais que atuam nos serviços de urgência e emergência. “Conseguimos nesse treinamento reunir os profissionais que trabalham na linha de frente na urgência e emergência do município, nosso principal objetivo foi compartilhar conhecimento, melhorar a eficiência do serviço prestado ao público e assim, garantir um bom atendimento aos pacientes. De maneira inédita, este encontro aconteceu também na modalidade online com grande adesão”, pontuou.
Dircom