A prefeitura de Barreiras lançou no último sábado oficialmente a festa de São João , festejo que lembra o padroeiro da cidade mas que por muitas vezes a vontade política e social acabava sendo deixada em segunda mão, sempre em advento da famosa exposição agropecuária de Barreiras,  a alegação dos organizadores na maioria das vezes era que ” Por que fazer um evento forte no São João se já vamos ter uma exposição com festa e negócios com datas tão próximas? ” . E o São João ia sendo esquecido na cidade, até mesmo a Tv Oeste nos anos 90 tentou resgatar essa tradição com os seus inúmeros projetos juninos que de uma maneira ou de outra deu um novo fôlego a festa nordestina  mas sem o engajamento dos organizadores da exposição, até a ex- prefeitura Jusmari Oliveira tentou unir as duas festas pegando a data junina mas recuou depois voltando ao antigo formato.

foto Ascom Barreiras

Agora o prefeito Zito Barbosa vem com uma proposta nova e corajosa fazer um São João típico e de grande vulto no parque exposições  trazendo a festa junina de uma vez para Barreiras, um dos idealizadores da festa falou ao Mais Oeste que a estrutura anunciada deve surpreender a população pela versatilidade e harmonia, sabemos que serão dois palcos que vão funcionar quase de forma  simultânea não dando tempo para que fique espaço vazio, serão vinte atrações de 22 a 25 de junho com direito a espaço do forró, cidade cenográfica, concurso de quadrilha esta sim uma tradição que resiste fortemente mesmo sem o reconhecimento devido muito das vezes e claro muitas barracas típicas com os seus sabores inconfundíveis.  Essa deve ser a nova cara do São João de Barreiras e para as pessoas que ficam se perguntando sobre a exposição? Ela não será realizada, até achamos  que o modelo  que vinha sendo feito  estava esgotado precisando de uma oxigenação e uma repaginação admitida até mesmo por quem participou nos anos passados. Agora a prefeitura lança o  Arraiá do parque e propõem uma série de projetos que vão ocupar o parque exposições Engenheiro Geraldo Rocha até o fim do ano. Acompanhe aqui os Eventos propostos e suas finalidades:

Entre Agosto e setembro :  Uma feira comercial que está sendo projetada, mas que ainda não tem o modelo definido, pelo subsecretário de Indústria e Comércio Rider Castro que vai atender aos comerciantes que vinham se afastando da antiga exposição por acharem que ali já não cabia a presença de um comércio logístico e sim para as festas é o que diz um importante comerciante de Barreiras.

Setembro: Um evento esportivo que também ainda não tem um modelo anunciado vai ser realizado no parque. O projeto certamente vem dos bons resultados obtidos pelo departamento de esportes da Prefeitura de Barreiras comandado por Fernando Machado na realização de vários eventos esportivos durante a comemoração do aniversário da cidade.

Outubro: Um evento dedicado totalmente a criança, o modelo ainda também não anunciado mas deve atender a vários setores da cidade.

Novembro: Este sim um evento já existente e quem vem sendo realizado alguns anos , o Oeste Genética Pecuária, uma feira de animais e negócios mas sem o teor de festas dançantes, este modelo também vem sendo estudado pela prefeitura de Barreiras.

As propostas são boas e devem surtir grande efeito e  suplantar a antiga exposição de Barreiras no mês de julho, mas só o tempo e a organização destes eventos  principalmente a do São João dirá no futuro. Mas como já dizia o slogan da Campanha ” Agora é Zito ” e esperar destes novos tempos da nossa São João das Barreiras.

 

 

Comentário desabilitado.