A Prefeitura de Itaberaba, na região da Chapada Diamantina, anunciou o cancelamento de um concurso municipal aberto em 2016, que teve mais de oito mil participantes, após constatar irregularidades envolvendo a empresa responsável pela aplicação das provas.
A informação do cancelamento foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de sexta-feira (25). Segundo a prefeitura, o cancelamento buscou garantir a equidade durante um processo, evitando qualquer ato que possa tirar o direito igualitário de todos, ao promover facilidades ou burlando a lei.
Segundo a prefeitura, a empresa responsável pelo concurso começou a ser investigada depois de uma ação civil pública junto à Vara da Fazenda Pública de Itaberaba, em processo movido pelo Ministério Público do Estado, após apresentar irregularidades em outros concursos da região na qual também foi organizadora.
Durante a investigação foram constatadas irregularidades como: reprodução de perguntas e respostas de artigos e blogs de internet, ambiguidade e incongruência na elaboração de algumas questões e criação de vaga diferente do edital do concurso público. Todos os problemas identificados estão disponíveis no DOM.
Diante da situação, o município informou que vai dar continuidade aos trâmites legais e, em breve, divulgará as medidas para a devolução das taxas de inscrição, através da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz). Em seguida, vai ser feito um estudo minucioso sobre a realização de um novo concurso público.