Sabemos que a língua é uma parte muito importante do corpo humano. É ela a responsável por entregar o gosto dos alimentos que ingerimos, por realizar a nossa comunicação e, claro, pelos beijos. Mas você já parou para pensar na imensidão de coisas que não sabemos sobre essa partezinha do nosso corpo?Para você ter uma ideia, separamos algumas curiosidades e segredos sobre a língua que você provavelmente não sabia.
1. A média de tamanho da língua é de 10 centímetros
Você, provavelmente, deve conhecer pessoas que têm uma língua pequena e outras que parecem ter uma língua maior do que o comum, né? Mas, na verdade, a média de tamanho dessa parte do corpo é de 10 centímetros. Bem grande até, né?
2. Você não sente gostos diferentes dependendo da área da língua
Você já ouviu aquela história de que cada parte da língua é responsável por um gosto diferente? Isso, na verdade, não existe. Nossa habilidade de sentir o gosto do salgado, doce, amargo e azedo não é determinado de acordo com cada área da língua em que o alimento encosta. É bem fácil comprovar essa teoria: pegue qualquer alimento salgado e encoste ele em diferentes partes da sua língua para ver se você sente o mesmo gosto. Faça a mesma coisa com alimentos doces e verá o mesmo efeito.
3. Nosso paladar é diferente de acordo com a idade
Essa é a explicação do por que algumas pessoas sentem tanta dificuldade de gostar de verduras na infância, mas passam a aceitar o gosto com o tempo. Normalmente, crianças gostam mais de sabores doces. Enquanto na velhice, a percepção geral do gosto diminui por conta da queda do número de células sensíveis das papilas gustativas – o que faz com que muitos idosos prefiram comidas temperadas para sentir melhor o gosto.
4. É um músculo muito forte e flexível
Há quem diga que a língua é o músculo mais forte do corpo humano, mas não é para tanto. Aliás, esse é outro boato! De acordo com o site Scientific American, esse mito surgiu porque, como é formada por vários pedaços de músculos, a língua nunca fica cansada. Além disso, é justamente por ser puro músculo e não ter osso algum em sua composição que essa parte do corpo tem tanta flexibilidade.
5. Existem cerca de 100 bactérias diferentes na língua
Sabia que existem cerca de 700 espécies de bactérias bucais em cada ser humano? Só na língua, por exemplo, são mais ou menos 100 espécies. Entretanto, apesar do número ser alto, boa parte dessas bactérias são benignas, responsáveis por quebrar as moléculas dos alimentos e facilitar sua digestão. Ou seja, elas não fazem mal. Mas, na dúvida, lembre-se de manter a higiene em dia para evitar problemas!
6. É a parte do corpo (assim como a boca) que se cura mais rápido
Você já notou como as feridas da sua boca se curam muito mais rápido do que os machucados em outras partes do corpo? Esse rápido processo de cicatrização foi estudado por pesquisadores do National Institute of Health, nos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, isso acontece porque as células da boca expressam padrões de genes que estimulam o reparo de feridas, até mesmo antes da lesão ter ocorrido. Ou seja, essa região do corpo sempre está pronta para se curar a qualquer momento.