Janeiro de 2017, começa e termina com Lua crescente, ontem dia  dia 31 tivemos a linda conjunção de Lua, Vênus e Marte.

Veja os próximos espetáculos para o ano de 2017:

Eclipse solar parcial

Um eclipse solar parcial irá escurecer o domingo de carnaval de 2017. O fenômeno acontece na manhã do dia 26 de fevereiro, e será visível no Paraná. Quanto mais ao Sul do estado, maior será a porção do Sol eclipsada pela Lua.

Júpiter em oposição

Em abril de 2017 ocorre a oposição de Júpiter. Isso significa que, para quem observa da Terra, o planeta fica do lado oposto ao que está o Sol. Assim, ele “nasce” em um horário muito próximo ao do pôr do sol, e permanece no céu durante toda a noite.

Superlua de Maio

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2016/12/22/VidaCidadania/Imagens/Cortadas/LUA1-kKCF-ID000002-1024x683@GP-Web.jpgSuperluas acontecem quando a lua se aproxima na Terra. Na foto, superlua de outubro de 2016Ricardo Stuckert /Fotos Públicas

Em 2016, várias superluas estamparam os céus. O fenômeno, ocorre quando a Lua se aproxima da Terra, tornando-a aparentemente maior e mais brilhante, também irá ocorrer em 2017. A primeira vez será no dia 25 de maio.

Saturno em oposição

Em junho de 2017, será a vez de Saturno entrar em oposição ao Sol. Nesse período de observação facilitada, o professor Moreno indica a admiração dos anéis de Saturno, “que sempre causam enorme fascínio”.

Superlua de Junho

Outra superlua, dessa vez com uma lua nova, estará próxima da Terra na noite do dia 24 de junho.

Eclipse Solar Total

No dia 21 de agosto de 2017, ocorre um eclipse que está sendo chamado de “O Grande Eclipse Americano”, pois a faixa onde será possível observar a totalidade do eclipse cruza os Estados Unidos de costa a costa.

Chuva de meteoros Leonídeos

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2016/12/22/VidaCidadania/Imagens/Futuro/chuva de meteoros.jpgAs chuvas de meteoros podem ser visíveis ou não, dependendo da interferência da lua. Na foto, chuva de meteoros advinda do Cometa Halley.Patrick Pleul/AFP

Em 17 de novembro de 2017, ocorre uma chuva de meteoros. Esse tipo de fenômeno normalmente é uma incógnita, de acordo com Moreno: nunca se sabe se será um espetáculo ou um fiasco. Como a Leonídeos irá acontecer em uma noite sem Lua, as chances de que seja visível são maiores, pois a luz da Lua atrapalha a visibilidade dos meteoros.

Superlua de dezembro

A última superlua do ano, desta vez com uma lua cheia, na noite do dia 3 de dezembro e vai até a madrugada do dia seguinte.

Chuva de meteoros Geminídeos

No dia 13 de dezembro de 2017, ocorrerá mais uma chuva de meteoros. Desta vez a Lua, apesar de demorar para surgir, aparecerá no céu por volta de 3h da manhã, que deverá ser o horário limite para enxergar os meteoros de Geminídeos cortando o céu.

Comentário desabilitado.