Aconteceu na manhã desta sexta-feira 02.06.2017 em Barreiras a inauguração de  uma das obras mais esperadas: O Conjunto penal da cidade, o secretário de Administração Penitenciária Nestor Duarte, ao lado deputado Antonio Henrique Júnior visitaram  as dependências do conjunto penal  que é equipado com detector de metal nas três modalidades (pórtico, manual e banqueta); mais de 100 câmeras com circuito de CFTV; raio x de esteira; bloqueador de sinal de celular; scanner corporal, salas para vídeo audiência; salas de aula; salas multiuso; posto de saúde; laboratório de informática para internos; e espaços diversos para oficinas de trabalho e educação.

Em entrevista ao Site Mais Oeste na cidade de Luís Eduardo  o governador Rui Costa falou que o Complexo começa a funcionar a partir de agora, e mostrou sua satisfação com a inauguração do Conjunto Penal de Barreiras.

 “… A Bahia  tem a melhor situação carcerária do Brasil, que é de 1 preso para cada 1000 habitantes, enquanto que nos outros estados esse número é bem maior”… disse o Governador Rui Costa. Perguntado sobre quando os presos serão levados para o recém inaugurado Complexo o governador informou  que já foram autorizadas as transferências mas que não existe uma data definida para isso.

 

 

 

 

Secretário Nestor Duarte, Dep. Antonio Henrique Júnior e Dom Josafá Menezes da Silva
Durante a cerimônia, o secretário enfatizou a importância do conjunto penal para a região e para o próprio sistema carcerário que passa a ser trabalhado num formato mais moderno e mais humano, projeto que faz parte do programa Pacto Pela Vida, do Governo do Estado. “Gestão prisional faz parte da segurança pública e é isso que estamos fazendo, cuidando das pessoas de forma mais humanitária teremos condições de devolvê-las para a sociedade melhoradas e capacitadas”, disse o secretário.
O Complexo  é resultado de um investimento de R$ 22 milhões do governo estadual, e tem  capacidade para 533 presos.
O deputado Antonio Henrique Júnior  disse através de sua assessoria de imprensa que a  inauguração do Conjunto Penal  marca a entrega de um compromisso que o governador Rui Costa tinha com a população do oeste, que aguarda esta entrega há muito tempo. “…Com esta unidade, vamos desocupar cadeias nos municípios e potencializar o trabalho das forças de segurança pública…”

Os vereadores Gilson Rodrigues-presidente, Silma Alves- 1ª secretária, João Felipe, Marcos Reis e Nereu, participaram  também participaram da solenidade.

 
A unidade será administrada pela empresa Socializa, vencedora do processo licitatório de co-gestão. O contrato prevê que a empresa deve contratar 25 internos para trabalhar em atividades diversas no conjunto penal e também deve firmar parceria com empresas privadas, com o intuito delas absorverem a mão de obra carcerária.

Comentário desabilitado.