A pandemia do novo coronavírus é motivo de preocupação e também uma oportunidade para diversão com aprendizado. Diante da nova realidade, um grupo de desenvolvedores de jogos eletrônicos da Bahia lançou, nesta semana, um game com a temática voltada para o Covid-19. O jogo, chamado de Covid19-Overcoming, é gratuito e busca conscientizar a população sobre os cuidados para evitar a contaminação.
O game foi desenvolvido pelo grupo baiano Games4learning, sediado em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. Os usuários podem jogar online ou fazer o download. Covid19-Overcoming está disponível para computador, nas versões Windows, Linux e Mac, e também para celular, pelo sistema operacional Android. Nesse último caso, o download precisa ser feito pelo site, já que ainda não está disponível na Play Store. Acesse aqui para jogar.
“A ideia do nosso grupo é desenvolver jogos que ensinem de uma forma lúdica. Quando começou a quarentena, observei que muitas pessoas não estavam ficando em casa, saíam, não tomavam cuidado”, explica Roberto Luiz Souza Monteiro, professor da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e do Senai/Cimantec, e um dos idealizadores do jogo.
“Procurei um jeito de as pessoas experimentarem o que acontece se não tomar os cuidados e também o que acontece se tomar os cuidados”, disse o professor.
“Fazer um jogo que é divertido e, ao mesmo tempo, vai aprender. Nós planejamos o jogo em uma semana e implementamos em duas. Coletamos as informações, escrevemos o jogo, todas as características”, explica.
Além de Roberto Luzi, a equipe de criação do jogo é composta pela pedagoga Renata Barreto e Edvaldo Melquiades, formado em Desenho.
O jogo está ambientado em uma cidade fictícia, onde ocorre uma pandemia do novo coronavírus. O personagem principal é um médico, que tem como desafio instruir a população sobre os cuidados que deve ter para evitar a contaminação. Ao mesmo tempo, ele luta para salvar as vidas dos pacientes no hospital da cidade e procura proteger a família e amigos.
O médico começa com um valor de unidades de “vida”, que são perdidas à medida que ele se desloca pela cidade e esbarra em objetos e pessoas contaminadas. Para se recuperar, o personagem deve lavar as mãos ou passar álcool nelas frequentemente. Para concluir o jogo é preciso sobreviver a todas as missões.
“O jogo tem o estilo retrô e foi inspirado em antigos games de RPG. Adoramos RPG. Ele tem missões para cumprir. Acredito que, em uma hora, possa finalizar [o jogo]”, completa Roberto.
O jogo está disponível há dois dias e, embora não tenha em números à resposta do público, Roberta avalia como retorno positivo.
“Anteontem lançamos a versão para Windows, Linux e Mac. As pessoas ligam, falam que estão jogando. Não coletei estatísticas, mas tive um bom feedback”, conclui o professor.