Um grupo de 16 pessoas denunciou um canil na Região Metropolitana de Salvador por não entregar os filhotes comprados pela internet. Os cães custaram cerca de R$ 1 mil cada e, meses após a compra, as vítimas não recuperaram o dinheiro. Em entrevista à TV Bahia, a dona do Canil Escobar nega as acusações.

O grupo de denunciantes se conheceu através das redes sociais, onde compartilharam as histórias sobre as compras dos animais. Pela coincidência dos fatos, elas suspeitaram que teriam sido vítimas do mesmo golpe. A atendente de telemarketing Graziele da Silva foi uma delas. Ela comprou um filhote da raça shih-tzu em agosto de 2023. O cachorrinho custou R$ 1 mil e seria um presente para a filha.

O pagamento foi feito por pix e ela recebeu um termo de compra e venda, enviado pela internet. No documento, a data de entrega do filhote aparecia como 5 a 15 de setembro, para respeitar o período do desmame, mas o animal nunca foi entregue.

Desconfiada, Graziele entrou em contato com o canil e pediu o cancelamento da compra. Ela até recebeu o documento de destrato, mas não recuperou o dinheiro. “Tudo era uma grosseria, não tinha delicadeza do inicio da conversa”, afirmou.

Entre as vítimas, Flávia foi a única que conseguiu recuperar o dinheiro. Como pagou por cartão de crédito, ela conseguiu cancelar a compra diretamente com a operadora, após acreditar que havia caído em um golpe. Depois do cancelamento, ela passou a receber ameaças. “Começaram a mandar mensagem para mim e para meu marido, chamando a gente de estelionatário. Disseram que iam nos denunciar porque estávamos agindo de má fé”, contou.

Ao denunciar o caso para a Justiça, os advogados das vítimas afirmaram ter descoberto mais de 30 processos no nome do estabelecimento e dos donos. Todas as ações são pelo mesmo motivo: os clientes compraram os filhotes pela internet, mas eles nunca foram entregues.

As denúncias começaram em 2022 e foram feitas em Camaçari, Lauro de Freitas, Salvador e Feira de Santana. Os denunciantes pedem rescisão de contrato e indenização por danos morais.

Endereços não encontrados

A TV Bahia foi até a Estrada das Cascalheiras, em Camaçari, endereço indicado pelas vítimas durante a compra dos animais. Esse seria o local onde os animais são cuidados até o desmame. Apesar disso, nenhum canil foi encontrado na região.

A equipe também foi até Itinga, bairro em Lauro de Freitas, pois o endereço aparece em um dos processos contra a dona do canil. Nem o canil, nem a dona, foram encontradas no local.

A reportagem também entrou em contato com o canil através de um aplicativo de mensagens. Os funcionários enviaram um catálogo com os nomes das raças disponíveis para compra e o preço de cada animal.

Quando a reportagem pediu para conhecer os filhotes, não houve mais resposta.

O que diz a dona do canil

A dona do Canil Escobar, Stefanie Elizabeth, nega as acusações. Durante a conversa, ela enviou um vídeo dos supostos filhotes que seriam entregues às clientes. Nele, ela afirmou que os cães não foram entregues porque as mulheres cancelaram as compras. “Eu deixo bem claro nas minhas lives nas redes sociais que existe um distrato, que os casos estão indefinidos. A pessoa simplesmente pede distrato em um momento, no outro momento ela quer o filhote”, contou.

Fonte//G1

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