Foto//Divulgação/INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta que golpistas estão utilizando a imagem da Helô – assistente virtual do instituto – para se passarem por uma suposta “Central de Atendimento” e tentar obter dados pessoais dos beneficiários. As abordagens têm ocorrido por aplicativo de mensagem de celular (WhatsApp).
De acordo com as denúncias, os golpistas fornecem até alguns dados dos beneficiários e dão um protocolo para mostrar credibilidade. O INSS alerta, no entanto, que a assistente virtual, que é um plantão de dúvidas, só pode ser acessada pelo site ou aplicativo, e que, por esse motivo, o segurado nunca será procurado pelo WhatsApp para uma conversa.
Como é a comunicação do INSS com o segurado?
O segurado é contatado por meio das informações fornecidas em seu cadastro (e-mail, telefone e endereço) e, por isso, é importante que mantenha o seu cadastro junto ao INSS atualizado com os dados para contato.
A atualização pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS (disponível para download em Android e iOS) e por meio da Central 135.
De acordo com o instituto, quando um segurado recebe uma informação por SMS, o número usado é o 280-41.
Vale lembrar que, quando alguém liga para o 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações – como CPF e nome da mãe. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat.
Os golpes ou tentativas de golpe devem ser denunciados à ouvidoria do INSS, pela internet ou pelo telefone 135, e registrar um boletim de ocorrência, além de comunicar ao banco em que recebe o benefício.
*G1